Últimas Notícias

Comunidade de pescadores do Paraná apoia operação de fiscalização do Ibama

¬†Ibama em conjunto com Capitania dos Portos, Pol√≠cia Federal e Batalh√£o de Policia Ambiental¬† est√° realizando opera√ß√Ķes de fiscaliza√ß√£o para coibir a pesca predat√≥ria, com o objetivo de garantir a prote√ß√£o do estoque pesqueiro no litoral brasileiro. As a√ß√Ķes, planejadas no ano passado, est√£o ocorrendo em v√°rios estados. No √ļltimo final de semana (21/22), foi no litoral do Paran√°, visando a prote√ß√£o da tainha. A esp√©cie √© a mais procurada durante o inverno.

A pesca √© uma atividade milenar, n√£o √© uma atividade para um dia ou para um ano. V√°rias fam√≠lias vivem dela. De que adianta lotar o mercado de corvina durante um m√™s, derrubando o pre√ßo do pescado e amea√ßando a sobreviv√™ncia da esp√©cie com a pesca indiscriminada. N√£o √© uma boa decis√£o, nem do ponto de vista econ√īmico nem do ambiental. O Ibama faz a parte que lhe cabe, √© uma a√ß√£o necess√°ria para garantir a sustentabilidade da atividade pesqueira, proteger a esp√©cie e as comunidades de pescadores artesanais. Esta √© a avalia√ß√£o de Fabiano Cec√≠lio da Silva, pescador e diretor executivo do Instituto Guaj√ļ, voltado para a valoriza√ß√£o e resgate cultural da atividade de pesca.

Durante a fiscaliza√ß√£o, foi realizada a inspe√ß√£o naval das embarca√ß√Ķes, dos documentos (arrais) dos mestres e das licen√ßas necess√°rias para a pesca profissional, que resultou na apreens√£o de 89 quil√īmetros de redes, 16 toneladas de peixes e cinco embarca√ß√Ķes que praticavam a pesca de forma ilegal, vindas de S√£o Paulo e Santa Catarina. O Ibama utiliza um sistema de rastreamento via sat√©lite (PRETs), desenvolvido pela Secretaria da Pesca, que possibilita o monitoramento em tempo real da localiza√ß√£o das embarca√ß√Ķes de grande porte.

http://www.ibama.gov.br


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato