O mar não está para tainha – Portal Pesca Amadora Esportiva O mar não está para tainha | O mar não está para tainha – Portal Pesca Amadora Esportiva

O mar não está para tainha

A safra de tainha, que iniciou em maio deste ano já está perto do fim, mas parece que ela nem bem começou. Pescadores e consumidores estão decepcionados com a temporada deste ano. As temperaturas elevadas para época podem ser o principal motivo para a falta do pescado no Litoral Sul catarinense.

De acordo com a tesoureira da Colônia de Pescadores de Arroio do Silva, Claudia Rosa, a safra deste ano foi um fracasso. “Com certeza a captura foi 50% menor que o ano passado, sendo que a última temporada nem foi tão boa também”, compara. “Essa é uma realidade de todo Estado. Em Florianópolis, a safra também foi fraca”, avalia Claudia.

Conforme a presidente da Colônia de Pescadores Z-33, do Balneário Rincão, Zeli Geraldo, os pescadores também não pescaram nada. “Este ano foi fraco demais. Os pescadores estão desanimados com a safra”. De acordo com a presidente, o tempo atípico para a época pode ter uma explicação. “Quando estavam começando as capturas veio aquela forte onda de calor, parece que as tainhas foram para outro lugar”.

Para os pecadores da região de Araranguá, a safra também foi ruim. “Hoje em dia não existe fiscalização, todos são pescadores. A temporada acabou e a tainha não apareceu. Agora só ano que vem”, pontua o presidente da Colônia de Pescadores de Araranguá, Adeirde Pedroso. Para o presidente, a proibição da pesca com a rede  parada também prejudicou na captura. “Agora, os pescadores não podem mais contar com esse tipo de pesca. Assim, acabam capturando menos peixes, pois eles só podem pescar de forma artesanal”, explica Pedroso.

http://www.engeplus.com.br

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato