Pesca predatória ameaça o Rio Verde – Portal Pesca Amadora Esportiva Pesca predatória ameaça o Rio Verde | Pesca predatória ameaça o Rio Verde – Portal Pesca Amadora Esportiva

Pesca predatória ameaça o Rio Verde

Dezenas de pescadores retiraram toneladas de peixe do Rio Verde nesta madrugada, usando redes que atravessavam o rio em várias partes, inclusive na sua foz. A denuncia foi feita ao Batalhão de Polícia Ambiental, sediado em Candeias do Jamary por ribeirinhos que temem pela escassez do peixe.

Há um mês, dezenas de pescadores em barcos tipo rabeta, espalharam redes por todo o Rio Verde e extraíram uma quantidade de peixe tão elevada que impactou no custo do pescado em Porto Velho, reduzindo o preço do quilo do peixe nas feiras.

Nesta madrugada novamente a operação se repetiu. E a exemplo do fato anterior, os pescadores chegaram no início da noite, sempre no meio de semana. Apesar da pesca ser liberada, a legislação proíbe a colocação de redes em toda extensão do rio e a pesca de peixes como o pirarucu, além de definir tamanho mínimo das espécies a serem pescadas.

A preocupação dos ribeirinhos é que com a desativação do posto de fiscalização flutuante da Sedam e a pouca presença de órgãos como IBAMA e Policia Ambiental, a pesca tem ocorrido de forma predatória, comprometendo a reprodução e a alimentação de quem vive nas margens do rio.

http://www.rondoniaovivo.com

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato