Dezenas de barcos de Taiwan invadem águas territoriais do Japão – Portal Pesca Amadora Esportiva Dezenas de barcos de Taiwan invadem águas territoriais do Japão | Dezenas de barcos de Taiwan invadem águas territoriais do Japão – Portal Pesca Amadora Esportiva

Dezenas de barcos de Taiwan invadem águas territoriais do Japão

AFoto aérea mostra navio de patrulha da Guarda Costeira de Taiwan (acima), outro da Guarda Costeira do Japão (ao centro) e barco de pesca de Taiwan, nesta terça-feira (25), próximo às ilhas Senkaku/Doaoyu (Foto: AFP)o menos seis navios da Guarda Costeira de Taiwan, acompanhando dezenas de barcos de pesca, entraram nesta terça-feira (25) nas águas territoriais do Japão em torno das ilhas Senkaku, arquipélago do Mar da China Oriental reivindicado por Taipé e também pela China, informou a Marinha do Japão.

“Dezenas de barcos pesqueiros entraram em nossas águas, acompanhados por seis navios da guarda costeira de Taiwan”, disse à AFP um oficial japonês.

Segundo oficiais japoneses citados pela agência de notícias Jiji, os navios da guarda costeira taiuanesa levam tropas de elite e os pesqueiros carregam bandeiras e cartazes com frases convocando à defesa das ilhas Diaoyutai, nome dado por Taiwan ao arquipélago.

A flotilha, que violou o limite de 22 km em torno das ilhas Senkaku, é formada por cerca de 50 barcos pesqueiros, escoltados por seis navios da guarda costeira, e partiu de Taiwan com o objetivo de afirmar a soberania de Taipé sobre o arquipélago.

Os navios japoneses na região advertiram a flotilha por rádio para não entrar nas águas territoriais do Japão, e um barco da guarda costeira de Taiwan respondeu que “estas são águas da República da China (Taiwan) e estamos aqui por nosso direito”.

Houve uma “guerra de água” entre os barcos das duas guardas costeiras, para expulsar os barcos de Taiwan.

No momento, a guarda costeira japonesa mantém navios na região das ilhas Senkaku, e cinco barcos chineses estão no limite das águas territoriais do arquipélago.

mapa ilhas japão china (Foto: 1)

Este grupo de ilhas desabitadas, situadas a 200 km a nordeste de Taiwan e a 400 km a oeste de Okinawa (sul do Japão), é a origem de grande tensão entre Japão, China e Taiwan.

Na manhã desta segunda-feira, dois navios de vigilância chineses entraram nas águas territoriais em torno do arquipélago, passando a 20 km de duas das ilhas Senkaku – Kubashima e Uotsurijima -, segundo a guarda costeira japonesa.

Outros quatro navios chineses chegaram ao limite das águas territoriais, a 22 km do arquipélago.

Na semana passada, 13 embarcações do governo chinês navegaram pelo menos quatro dias nas proximidades das ilhas Senkaku.

http://g1.globo.com

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato