Últimas Notícias

Ibama multa um dos principais grupos exportadores de barbatanas de tubarão do Brasil em 140 mil

O Ibama por meio de auditorias realizadas em empresas especializadas no processamento, comércio e exportação de barbatanas de tubarão no Estado de São Paulo, vistoriou indústria da baixada santista pertencente a um dos principais grupos exportadores do Brasil. Após algumas apurações foram aplicadas duas multas que atingiram o valor de 140 mil.

Segundo dados fornecidos por equipe especializada do Ibama, foram exportados cerca de 54 mil quilos de barbatanas de tubarão pelo Estado de São Paulo em 2011. A questão é extremamente preocupante em razão do declínio vertiginoso da população de algumas espécies, como a do Tubarão Azul, umas das preferidas pelo mercado chinês. Após a captura, muitas vezes as carcaças dos tubarões são descartadas no mar, visando o simples aproveitamento das barbatanas.

A ação é resultado da Operação Amazônia Azul, focada no controle ambiental da pesca regional e nacional, e contou com apoio de agentes do ICMBio e Fundação Florestal. Os Agentes Ambientais Federais de Santos e Caraguatatuba darão continuidade às auditorias e fiscalizações na Zona Costeira paulista e encaminharão informações sobre crimes ambientais ao Ministério Público Federal.

O Ibama alerta que a Portaria 121/98, que proíbe a rejeição de carcaças de tubarões no mar, continua vigorando e que desde 22 de agosto último, em respeito à Instrução Normativa Interministerial MPA/MMA 12/12, os tubarões capturados pela pesca de emalhe nas regiões Sudeste Sul deverão ser desembarcados com as barbatadas aderidas

http://www.ibama.gov.br


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato