Novo acordo de pesca sustentável do pirarucu beneficia comunidade no AM – Portal Pesca Amadora Esportiva Novo acordo de pesca sustentável do pirarucu beneficia comunidade no AM | Novo acordo de pesca sustentável do pirarucu beneficia comunidade no AM – Portal Pesca Amadora Esportiva

Novo acordo de pesca sustentável do pirarucu beneficia comunidade no AM

Seminário internacional sobre manejo do pirarucu acontece em Manaus (Foto: Divulgação/Jimmy Christian)O programa de pesca sustentável do pirarucu elaborado pelas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã incluiu neste ano a área do Complexo de Lagos “Jutaí-Cleto”, localizada na cidade de Maraã (distante 634km de Manaus). Ao todo, devem ser beneficiados 71 pescadores de cinco comunidades da região.

Composto de 30 ambientes com grande potencial pesqueiro, o Complexo de Lagos “Jutaí-Cleto” teve as discussões iniciadas para entrar no programa de pesca sustentável em 2009. Em maio deste ano, o programa avaliou que os pescadores já apresentavam nível organizacional satisfatório, fundamental para a funcionalidade do sistema de proteção, a contagem de pirarucus e a aprovação de um regimento interno, segundo informações da coordenadora do projeto, Ana Cláudia Torres.

A pesca manejada nas Reservas Mamirauá e Amanã deve beneficiar mais de mil pescadores em 2012. A expectativa é que a comercialização gere recursos de mais de 1,5 milhão de reais, com a venda total de 5.879 pirarucus.

http://g1.globo.com

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato