Últimas Notícias

Peixes s√£o essenciais para manter a sa√ļde

Diversos especialistas consideram o peixe um alimento completo para o corpo, por ser rico em vitaminas e mineiras. No entanto, eles alertam que o brasileiro ainda n√£o consome uma quantidade ideal desse alimento.

Segundo dados do Minist√©rio da Pesca e Aquicultura, o consumo de pescados no Brasil √© de 6,8 kg por habitantes/ano. O indicado pela OMS (Organiza√ß√£o Mundial da Sa√ļde) √© quase o dobro: 12 kg por pessoa ao longo de um ano.

“√Č preciso mostrar para o consumidor que h√° diversas op√ß√Ķes de produtos do mar que podem ser √≥timos para uma rotina alimentar de qualidade”, conta Nilson Marques Junior, superintendente da Marcomar, empresa especialista na distribui√ß√£o e importa√ß√£o de pescados.

Para incentivar o consumo desses produtos, Nilson selecionou algumas op√ß√Ķes de peixes para indicar quais nutrientes eles possuem e de que forma eles contribuem para sua sa√ļde.

Atum

Beneficia o coração, cérebro, ossos, células e vasos sanguíneos. Possui alto teor de ferro e é essencial para o transporte de oxigênio e a formação de glóbulos vermelhos no sangue, prevenindo anemias. Recomenda-se consumir de 2 a 3 vezes por semana (de 400 g a 600 g).

Bacalhau

Rico em √Ēmega 3, que ajuda na preven√ß√£o de doen√ßas card√≠acas. O peixe apresenta alto teor em vitamina B 12, em especial. A vitamina age sob o controle dos n√≠veis de glicose no sangue e contribui para o equil√≠brio hormonal. Possui tamb√©m alto teor de f√≥sforo, sendo importante na forma√ß√£o de ossos e dentes. Recomenda-se consumir de 2 a 3 vezes por semana (de 400 g a 600 g).

Anchova, arenque, cavala, linguado, salm√£o e sardinha

Tamb√©m ricos em √Ēmega 3, estes peixes beneficiam o cora√ß√£o, tecidos corporais e sistema imunol√≥gico. Possuem propriedades anti-inflamat√≥rias e contribuem para a redu√ß√£o do colesterol total. Recomenda-se o consumo de 2 a 3 vezes por semana (de 400 g a 600 g).


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato