Peixes são essenciais para manter a saúde – Portal Pesca Amadora Esportiva Peixes são essenciais para manter a saúde | Peixes são essenciais para manter a saúde – Portal Pesca Amadora Esportiva

Peixes são essenciais para manter a saúde

Diversos especialistas consideram o peixe um alimento completo para o corpo, por ser rico em vitaminas e mineiras. No entanto, eles alertam que o brasileiro ainda não consome uma quantidade ideal desse alimento.

Segundo dados do Ministério da Pesca e Aquicultura, o consumo de pescados no Brasil é de 6,8 kg por habitantes/ano. O indicado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é quase o dobro: 12 kg por pessoa ao longo de um ano.

“É preciso mostrar para o consumidor que há diversas opções de produtos do mar que podem ser ótimos para uma rotina alimentar de qualidade”, conta Nilson Marques Junior, superintendente da Marcomar, empresa especialista na distribuição e importação de pescados.

Para incentivar o consumo desses produtos, Nilson selecionou algumas opções de peixes para indicar quais nutrientes eles possuem e de que forma eles contribuem para sua saúde.

Atum

Beneficia o coração, cérebro, ossos, células e vasos sanguíneos. Possui alto teor de ferro e é essencial para o transporte de oxigênio e a formação de glóbulos vermelhos no sangue, prevenindo anemias. Recomenda-se consumir de 2 a 3 vezes por semana (de 400 g a 600 g).

Bacalhau

Rico em Ômega 3, que ajuda na prevenção de doenças cardíacas. O peixe apresenta alto teor em vitamina B 12, em especial. A vitamina age sob o controle dos níveis de glicose no sangue e contribui para o equilíbrio hormonal. Possui também alto teor de fósforo, sendo importante na formação de ossos e dentes. Recomenda-se consumir de 2 a 3 vezes por semana (de 400 g a 600 g).

Anchova, arenque, cavala, linguado, salmão e sardinha

Também ricos em Ômega 3, estes peixes beneficiam o coração, tecidos corporais e sistema imunológico. Possuem propriedades anti-inflamatórias e contribuem para a redução do colesterol total. Recomenda-se o consumo de 2 a 3 vezes por semana (de 400 g a 600 g).

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato