Últimas Notícias

Seca deixa pescadores da Z-13 na expectativa por ampliação do seguro no RS

O vereador Marcelo do Noêmia solicitou à sua correligionária, senadora Ana Amélia Lemos,  empenho na aprovação do projeto de lei que estende o benefício do seguro-desemprego aos pescadores profissionais artesanais também nos períodos de seca, ocorrências de catástrofes e outras intempéries. Durante seu discurso na tribuna,Marcelo, ainda, conclamou aos demais vereadores que também acionem os representantes de seus partidos em Brasília.

Atualmente, o seguro-desemprego s√≥ √© pago durante o per√≠odo do defeso, √©poca na qual a pesca fica proibida para proteger a reprodu√ß√£o das esp√©cies, que vai geralmente de 1¬ļ de novembro at√© o final de fevereiro. Se transformada em lei a nova proposta, passar√° a abranger qualquer per√≠odo em que houver proibi√ß√£o de pesca ou impossibilidade da atividade pesqueira.

O parlamentar observa que, a medida √© de grande interesse para as fam√≠lias de pescadores cachoeirenses, que gradativamente v√™m enfrentando mais dificuldades para obter o sustento, devido √† escassez de peixes. Agora, al√©m da polui√ß√£o acentuada, da pesca predat√≥ria com uso de equipamentos ilegais, √© preciso enfrentar tamb√©m a seca, aponta o vereador. Ele destaca que, o leito do Rio Jacu√≠ vem apresentando n√≠veis surpreendentemente abaixo do normal, o que altera sensivelmente a atividade de procria√ß√£o dos peixes. ‚ÄúEm grande parte do inverno foi poss√≠vel avistar pedras, troncos de √°rvores e cercas antigas que n√£o eram vis√≠veis h√° d√©cadas. O n√≠vel baixo do rio diminuiu muito o peixe‚ÄĚ, comenta Marcelo.

REDU√á√ÉO ‚Äď Marta Helena Alves, presidente da Col√īnia de Pescadores Z-13, confirma que o baixo n√≠vel do Rio Jacu√≠ prejudicou profundamente a atividade. Alguns pescadores relataram ao vereador Marcelo do No√™mia que o volume de peixes diminuiu pelo menos 60% desde o in√≠cio do ano. ‚ÄúEst√° pouco. Estamos pescando porque n√£o tem outro ramo, se tivesse n√£o ia estar sofrendo em barranco na pescaria‚ÄĚ, lamentou um dos pescadores.

A Col√īnia Z-13 tem sua sede em Cachoeira, onde possui mais de 250 pescadores cadastrados, atendendo, ainda, a pescadores de outras 16 cidades das regi√Ķes Central, Vale do Rio Pardo e Campanha.

FATORES РDe acordo com os biólogos e técnicos ambientais da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, há dois fatores preponderantes para a diminuição de peixes que decorrem do baixo nível dos rios. Em alguns locais, a água fica represada formando pequenos açudes, e os peixes que ficam ali morrem com a falta de oxigênio, transformando-se em presas fáceis para pássaros. A falta de chuva também prejudica a reprodução de peixes. Tocas usadas para a desova secam e os alevinos não se desenvolvem. Os biólogos estão prevendo que esta situação vai refletir na população de peixes para o ano que vem.


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato