Congresso da Costa Rica aprova projeto que proíbe caça esportiva – Portal Pesca Amadora Esportiva Congresso da Costa Rica aprova projeto que proíbe caça esportiva | Congresso da Costa Rica aprova projeto que proíbe caça esportiva – Portal Pesca Amadora Esportiva

Congresso da Costa Rica aprova projeto que proíbe caça esportiva

A Costa Rica aprovou na noite desta terça-feira (2) uma mudança da lei que proíbe a caça esportiva. O projeto chegou ao Legislativo do país por meio de um sistema de iniciativa popular, e manifestantes no entorno do Congresso pediram pela aprovação ao longo do dia.

A reforma da Lei de Vida Silvestre recebeu 41 votos a favor e cinco contra, de um total de 57 deputados. Após um segundo debate na quinta-feira, o texto deve ser assinado pela presidente da Costa Rica, Laura Chinchilla.

“A Costa Rica é o primeiro país na América Central a aprovar uma lei de iniciativa popular”, comemorou a Associação Preservacionista da Flora e da Fauna Silvestres, uma organização não governamental que atua no país. Mais de 177 mil cidadãos assinaram o pedido do projeto.

O projeto permite a caça de animais apenas para pesquisa científica, subsistência de povos indígenas e controle de pragas. Segundo os criadores, a reforma não afeta a pesca esportiva nem a artesanal, que seguem sob a tutela do Instituto Costarriquenho de Pesca e Aquicultura.

A decisão reforça a imagem da Costa Rica como um país “verde”. Um quarto do território fica sob regime de proteção ambiental. Há uma década, a utilização de animais silvestres em circos foi proibida.

http://g1.globo.com

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato