Últimas Notícias

Ibama inicia fiscalização de defeso do camarão na Bahia

O Ibama deu início a operação Argus Terra que tem como objetivo coibir a pesca, comercialização e transporte ilegal do crustáceo. Além do defeso do camarão a operação visa auditar empresas pesqueiras quanto a legalidade de seu funcionamento, verificando seus documentos de funcionamento/operação (licença ambiental, registro geral de pesca e cadastro técnico federal) e a origem legal dos pescados. O trabalho iniciado no dia 19/09/2012 abrangeu o litoral sul da Bahia desde Camamu até o município de Nova Viçosa.

Segundo o Gerente Executivo do Ibama em Eun√°polis/BA, Ant√īnio Marco do Nascimento, ‚Äúa a√ß√£o logo no in√≠cio do per√≠odo do defeso √© uma arma que o Ibama vem utilizando para evitar as declara√ß√Ķes falsas‚ÄĚ. E explica: ‚ÄúQuando precocemente detectadas e punidas (declara√ß√Ķes falsas), resultam na diminui√ß√£o da pesca ilegal, pois os comerciantes s√£o desestimulados a adquirir produtos oriundos da pesca proibida pela certeza da severa puni√ß√£o”.

Outro trabalho desenvolvido na opera√ß√£o √© o de rastreamento da origem. As principais ind√ļstrias pesqueiras est√£o sendo fiscalizadas com intuito de verificar a origem de seus pescados, principalmente lagosta, esp√©cie sobre explotada que tem toda sua cadeia controlada.

O trabalho iniciado n√£o tem data para acabar e os levantamentos de origem continuam com an√°lise de documentos e novas fiscaliza√ß√Ķes em campo.J√° nos primeiros dias da a√ß√£o foram lavrados 6 autos de infra√ß√£o de pesca relacionados √† comercializa√ß√£o de lagosta sem origem e estoque n√£o declarado de camar√£o. Al√©m destes, foram lavradas outras 13 notifica√ß√Ķes que poder√£o resultar em mais autua√ß√Ķes.

http://www.ibama.gov.br


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato