Últimas Notícias

Cidade inundada por represa reaparece por causa da seca no Lago de Furnas

Uma seca que j√° dura cerca de quatro meses e j√° √© considerada a pior dos √ļltimos dez anos em Guap√©, no sul de Minas, fez com que restos de casas e at√© de um t√ļmulo inundados para a constru√ß√£o da represa do Lago de Furnas come√ßassem a reaparecer.

A antiga cidade, inundada na década de 1960 juntamente com outros 33 municípios para a instalação da hidrelétrica já começa a mostrar seus contornos por causa da estiagem, que têm diminuído o nível do lago, em média, 15 centímetros por dia.

O¬†n√≠vel da represa j√° est√° 11 metros abaixo do normal, e, onde havia √°gua,¬†√© poss√≠vel visualizar pastagens. O sumi√ßo do “mar de Minas”, como o lago tamb√©m √© conhecido, j√° diminuiu o movimento de turistas em cerca de 70%, segundo comerciantes. Manoel Renato de Oliveira, que trabalha √† beira do lago, diz que precisou fazer cortes de pessoal.

‚ÄĒ Tomei um preju√≠zo grande, porque, para voc√™ ter uma ideia, eu trabalho aqui com uma m√©dia de dez pessoas. Hoje eu “t√ī” com dois funcion√°rios.

Para evitar uma crise no sistema energético graças à seca no lago que abastece a hidrelétrica de Furnas, o Operador Nacional do Sistema determinou o acionamento de usinas termelétricas.

http://noticias.r7.com


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato