Últimas Notícias

Ibama encontra carne de tartaruga na bagagem de passageiro no Aeroporto Internacional de Belém

O Ibama apreendeu dez quel√īnios, provavelmente tartarugas-da-amaz√īnia, sem carapa√ßas e sem cabe√ßas, neste domingo (18/11), no Aeroporto Internacional Val de Cans, no Par√°. Os animais estavam escondidos sob pe√ßas de carne bovina em uma caixa de isopor. O dono da bagagem fugiu, ao perceber que os fiscais vistoriavam as bagagens do seu voo. Identificado por meio da companhia a√©rea, ele acabou multado em R$ 50 mil e responder√° civil e criminalmente pelo dano √† fauna brasileira.

O voo da TAM JJ3870 chegou √† capital √†s 12h50. Os agentes do posto de fiscaliza√ß√£o do Ibama examinavam as bagagens dos passageiros quando suspeitaram do isopor, com capacidade para 40 litros. Ao abri-lo, encontraram oito pe√ßas de carne acondicionadas em sacolas pl√°sticas individuais e, sob elas, os quel√īnios, embalados em sacos menores.

& #8220;O passageiro levava a carne de boi apenas para tentar enganar a fiscaliza√ß√£o”, acredita o chefe do posto de fiscaliza√ß√£o, o analista ambiental Luiz Paulo Albarelli. Segundo ele, o Ibama est√° avaliando qual foi a responsabilidade da companhia a√©rea no caso. “N√£o houve a verifica√ß√£o da carga e a empresa transportou os animais abatidos ilegalmente”, disse.

Inclu√≠dos no Anexo II da Conven√ß√£o de Com√©rcio Internacional das Esp√©cies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extin√ß√£o (Cites), os quel√īnios (tartarugas, tracaj√°s, mu√ßu√£s, jabutis, entre outras esp√©cies) s√£o esp√©cies amea√ßada que t√™m a captura, posse, transporte e com√©rcio proibidos por lei.

Os animais apreendidos serão doados ao Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará, para utilização no ensino e pesquisas, e a carne bovina, a entidades que desenvolvem trabalhos sociais em Belém.

http: //www.ibama.gov.br


Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato