Últimas Notícias

Ibama resgata 16 tartarugas-da-amaz√īnia de pescadores ilegais no rio Xingu, no Par√°

O Ibama flagrou dois pescadores com 16 tartarugas-da-amaz√īnia, no rio Xingu, uma das principais √°reas de desova da esp√©cie no Par√°. Os homens estavam em um barco a motor e seguiam para o munic√≠pio de Jos√© Porf√≠rio, onde negociariam os animais no mercado ilegal. Al√©m de ter a embarca√ß√£o apreendida, cada um foi multado em R$ 80 mil pelo crime ambiental. As tartarugas, apesar de mantidas amarradas por longas horas, n√£o sofreram maiores danos e puderam ser devolvidas √† natureza.

Inclu√≠das nas lista oficial da fauna brasileira amea√ßada de extin√ß√£o e protegidas pela Conven√ß√£o de Com√©rcio Internacional das Esp√©cies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extin√ß√£o (Cites), as tartarugas-da-amaz√īnia t√™m sua captura e consumo proibidos por lei. “Estamos no per√≠odo de reprodu√ß√£o da esp√©cie, quando as f√™meas procuram as praias do Xingu para a desova e ficam muito vulner√°veis ao homem”, explica o coordenador da a√ß√£o de fiscaliza√ß√£o, Manoel Costa.

Os pescadores autuados pelo Ibama ainda responderão a processos civis e criminais pelo dano causado ao meio ambiente. Eles também poderão ter as multas duplicadas pelo órgão ambiental, por terem praticado a infração a noite e no período reprodutivo das tartarugas.

O Ibama vem realizando, desde outubro, a√ß√Ķes de fiscaliza√ß√£o contra a captura de quel√īnios (tartarugas, tracaj√°s, piti√ļs, etc) e a coleta de seus ovos na regi√£o do Tabuleiro do Embaubal, no rio Xingu, e no Tabuleiro Monte Cristo, no rio Tapaj√≥s, com objetivo de aumentar as chances de reprodu√ß√£o destas esp√©cies amea√ßadas. Participam das fiscaliza√ß√Ķes no Tabuleiro do Embaubal agentes de patrulhamento ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Senador Jos√© Porf√≠rio.

http://www.ibama.gov.br


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato