Últimas Notícias

Lei da pesca é adiada pela piracema

Ao contrário de anos anteriores, quando pensavam mais em complementar a renda enquanto estivessem sem trabalhar, para não depender apenas do seguro desemprego (no valor de R$ 622), querem saber como sobreviverão depois de 28 de fevereiro, quando acaba o período de defeso.

Aprovada em julho deste ano, a nova legislação suspende a pesca amadora durante três anos, autoriza o pesque-solte e reduz a quantidade de peixe para pescadores profissionais de 150 para 100 quilos por semana.

Além disso, proíbe a pesca de duas espécies, Dourado (considerado nobre) e Piraíba, por tempo indeterminado. E aumenta o tamanho mínimo para captura de outras, como do pintado, que passaria de 85 para 90 centímetros. Já o pacu, uma dos mais apreciados, não poderia ter menos de 48 centímetros e tampouco passar dos 55 cm.

Por causa dos protestos dos pescadores, a lei foi suspensa por quatro meses para ser levada à discussão. O problema é que esse tempo venceu ontem sem qualquer mudança.

O presidente da Federa√ß√£o dos Pescadores de Mato Grosso, Lindemberg Borges Lima, lembra que como n√£o houve altera√ß√£o, voltou a vigorar originalmente. “S√≥ n√£o est√° sendo praticada porque a piracema come√ßou, de qualquer forma n√£o podemos pescar”, observa.

Lima diz que os pescadores querem a manuten√ß√£o da antiga lei, 9.096/2009. No entendimento dele, h√° outras medidas a serem adotadas em defesa dos peixes e rios mato-grossense. N√£o permitir o despejo de esgoto e retirar as dragas de extra√ß√£o de areia s√£o algumas das a√ß√Ķes que para o presidente da federa√ß√£o deveriam vir primeiro que a mudan√ßa da lei da pesca.

Cl√°udio Rodrigues, 39, e Jesiane Bueno, 33, pescadores na comunidade ribeirinha Porto Santa Catarina, munic√≠pio de Bar√£o de Melga√ßo, reclamam que se hoje est√° dif√≠cil, imagine seguindo a nova lei. “Pacu de 48 cm √© raro”, completa.

Na sexta-feira, dia 9, deve ocorrer a √ļltima audi√™ncia p√ļblica planejada para discutir mudan√ßas com os pescadores e a comunidade em geral. O encontro est√° marcado para as 9hs, no Gin√°sio Dom Aquino, em Cuiab√°.

http://www.cenariomt.com.br


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato