Será ministrando na Cidade Porto Velho-RO, o Curso AQUICULTURA NA AMAZÔNIA – Portal Pesca Amadora Esportiva Será ministrando na Cidade Porto Velho-RO, o Curso AQUICULTURA NA AMAZÔNIA | Será ministrando na Cidade Porto Velho-RO, o Curso AQUICULTURA NA AMAZÔNIA – Portal Pesca Amadora Esportiva

Será ministrando na Cidade Porto Velho-RO, o Curso AQUICULTURA NA AMAZÔNIA

Dando sequência aos cursos de qualificação profissionalizante sobre técnicas de criação de animais aquáticos, com ênfase para peixe, camarão e rã, a empresa Pacaas Engenharia Ltda, em parceria com a COOMAPEIXE- Cooperativa Mista e Aquícola do Estado de Rondônia, estará ministrando na Cidade Porto Velho-RO, o Curso AQUICULTURA NA AMAZÔNIA, no período de 26 a 30 de novembro de 2012, no horário de 17h:30 min. às 22h:30 min, e para o último dia do evento, 01 de dezembro, está programado uma visita técnica a um Projeto de Piscicultura, em Porto Velho.

Para o coordenador do evento, Engº de Pesca Antônio de Almeida Sobrinho, este Curso AQUICULTURA NA AMAZÔNIA pretende capacitar um público formado por cooperados da própria COOMAPEIXE, produtores rurais, piscicultores, pescadores ribeirinhos, estudantes de cursos afins e outros profissionais autônomos e que atuam em entidades governamentais e não governamentais e que podem muito bem se capacitar e se preparar com conhecimentos técnicos suficientes para diversificar a produção de pescado, em níveis de propriedades rurais, de produtor rural, de piscicultor e de pescadores ribeirinhos para produzir além do peixe, o camarão, a carne de rã e, assim, passar a produzir e oferecer para o consumidor de Rondônia o camarão produzido aqui em nossas propriedades, a exemplo da maioria dos estados do nordeste do Brasil.

Para Antônio de Almeida Sobrinho este Curso é de suma importância para todos que pretendem, num futuro bem próximo, iniciar uma criação de camarão em Rondônia e, ao mesmo tempo, aproveitar racionalmente o potencial aquícola que tem a sua propriedade rural e além da criação de peixe, podendo, também, muito bem iniciar uma criação de camarão e de rã — com um excelente mercado consumidor, tanto interno, quanto externo — capaz de absorver toda a produção desta proteína de auto nível alimentar, sem falar que a demanda insatisfeito de proteína animal, do mercado externo está aí a nos solicitando e a procura constante deste produto, com especial preferência por pescado.

– Quando nós iniciamos os primeiros passos da piscicultura em Rondônia, muitos riam e achavam uma tremenda piada se incentivar a criação de peixes na região. Podemos constatar os resultados com os números atuais. A produção de pescado, hoje, do estado de Rondônia, gira em torno de 12 mil toneladas, safra 2010/2011, quando se acredita que 99% desta produção seja proveniente da piscicultura desenvolvida em todos os municípios do Estado, sem exceção, e aquela ‘pseuda’ fartura de peixes de nossos rios, passou, ficou somente na lembrança de todos, desabafa Almeida.

Eu tenho certeza de que muitos irão achar uma piada se pensar em desenvolver o cultivo de camarão aqui em Rondônia. Estou em sintonia com os maiores especialistas em cultivo de camarão no estado do Ceará. Estou periodicamente por lá no Ceará, aprimorando nossos conhecimentos, nesta área da carcinicultura, e temos convicção de que a criação de camarão aqui tem tudo para dar certo e, sem sombra de dúvida, estaremos dando mais uma alternativa para nossos agricultores que apostaram na piscicultura e estão se dando muito bem e que podem ainda se dar bem melhor com esta nova alternativa, com o camarão que deverá ser criado nos próprios viveiros onde hoje se criam o peixe.

Enquanto o custo/benefício da piscicultura de criação de tambaqui pode chegar em torno de 30% de lucro líquido, com o cultivo deste camarão que estamos pretendendo criar em Rondônia se pode alcançar até 100% de retorno.

As inscrições para participar deste Curso AQUICULTURA NA AMAZÕNIA se encontram abertas, com vagas limitadas, para aqueles que pretendem aprimorar seus conhecimentos na área de AQUICULTURA – na criação de animais em ambientes aquáticos, quando o participante deste evento terá uma carga horária de 24 horas/aula, inclusive com a participação de uma aula prática, em uma fazenda de criação de peixes, no município de Porto Velho.

Para maiores informações, entre em contato com a Pacaas Engenharia Ltda e COOMAPEIXE através dos contatos abaixo ou fale pessoalmente com a coordenação do evento.

E-mail: almeidaengenheiro@yahoo.com.br

Site: www.aaspacaas.com.br
www.coomapeixe-ro.com.br

Estaremos de plantão a partir desta 2ª Feira para fazer a sua inscrição através dos seguintes telefones: (69) 8111-9492 (69) 8446-1730 (69) 9270-8610 e, com Rosan Barbosa, nos telefones:
(69) 8464-1301 e (69) 9267-5949

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato