Barcos ficam ‘inutilizados’ com nível 14 metros abaixo em Furnas, MG – Portal Pesca Amadora Esportiva Barcos ficam ‘inutilizados’ com nível 14 metros abaixo em Furnas, MG | Barcos ficam ‘inutilizados’ com nível 14 metros abaixo em Furnas, MG – Portal Pesca Amadora Esportiva

Barcos ficam ‘inutilizados’ com nível 14 metros abaixo em Furnas, MG

Barcos estão 'atolados' em terra firme por falta de água em Fama. (Foto: Wagner Rodrigues de Oliveira / VC no G1)Apesar da chuva que caiu no Sul de Minas nos últimos dias, o nível do Lago de Furnas ainda está muito baixo: cerca de 14 metros abaixo da cota máxima. Esta é a pior seca no reservatório desde 2001. Em Fama (MG), a navegação pelo lago está praticamente impossível. Com isso, lanchas e casas flutuantes estão às margens da represa, em terra firme.

Além disso, ruínas de uma estação de trem também começaram a aparecer com a falta de água. Casas e condomínios, antes muito próximas do lago, agora estão distantes, separadas da água por uma grande faixa de terra.

Casas que antes ficaram às margens do lago, agora estão distantes. (Foto: Wagner Rodrigues de Oliveira / VC no G1)As imagens foram enviadas pela Seção VC no G1 pelo internauta Wagner Rodrigues de Oliveira. Segundo ele, a queda do nível afetou diretamente o turismo na cidade.

“Antes, quando o lago era cheio, tinha mais turismo na cidade, movimento no comercio e hoje a situação é o contrário, gerando prejuízo”, diz ele.

Nota da redação: Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), o nível do Lago de Furnas hoje é de 753,88 metros. Isso representa apenas 13,76% do volume útil do lago. A cota máxima da represa é de 768 metros.

http://g1.globo.com

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato