Tartarugas são encontradas mortas em praia de Vila Velha, no ES – Portal Pesca Amadora Esportiva Tartarugas são encontradas mortas em praia de Vila Velha, no ES | Tartarugas são encontradas mortas em praia de Vila Velha, no ES – Portal Pesca Amadora Esportiva

Tartarugas são encontradas mortas em praia de Vila Velha, no ES

Quatro tartarugas foram encontradas mortas, na tarde de domingo (16), na Praia do Ribeiro, em Vila Velha, região metropolitana do Espírito Santo. Os animais tinham diversos ferimentos e foram encontradas por pescadores. Elas boiavam no mar e foram arrastada até a rampa de acesso dos barcos existente na praia. A cena chamou a atenção de banhistas, que culparam as embarcações pelas mortes dos animais. A Capitania dos Portos do Espírito Santo recebeu a denúncia no domingo (16) e informou que a mesma foi investigada. Porém, no momento da verificação da denúncia foi abordado uma moto aquática e nada de anormal foi observado.

“Fiquei chocada com a imagem, são seres vivos”, afirmou o estudante Joel Filipe. A indignação também tomou conta da estudante Bianca Callegário. “Eu senti um arrepio ao ver um animal nesse estado. É uma cena horrível”, disse.

As tartarugas estavam boiando e foram arrastada por pescadores até uma rampa de acesso de barcos. “Os pescadores me disseram que foi jet ski ou rede de pesca, o que mostra que foi uma ação humana que provocou a morte desses animais”, observa o estudante de Direito, André Ronchi.

O trecho da praia onde as tartarugas estavam é o ponto onde as embarcações ficam ancoradas. Segundo moradores, as tartarugas nadam pelo cais para se alimentar das sobras de peixes e camarões jogados no mar pelos pescadores. Porém, muitas delas acabam morrendo do mesmo jeito. “Com estas, já são oito tartarugas mortas nessa mesma praia no período de uma semana”, observa a autônoma Roseane Guimarães.

Segundo os moradores, o movimento de embarcações na região é grande e falta fiscalização. “Os jet ski, quando postos na água, saem em alta velocidade. Já denunciamos isso ao Ibama e a Associação de Moradores da Praia da Costa já notificou isso. Mas somente uma vez eu vi a Capitania dos Portos aqui e nunca mais”, afirma o comerciante José Pichara Júnior.

A Capitania reforçou ainda que começou a ser realizada no sábado (15) e vai até o dia 17 de março de 2013 até a campanha Navegação Segura que intensifica a inspeção Naval, nas praias do Espírito Santo. O objetivo é minimizar a ocorrência de irregularidade por meio de ações educativas e de fiscalização. Denúncias poderão ser feitas através do telefone (27) 2124-6526 (Disque Denúncia) ou email denuncia@cepes.mar.mil.br .

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato