Greve prejudica produção de pesca em Santos, SP – Portal Pesca Amadora Esportiva Greve prejudica produção de pesca em Santos, SP | Greve prejudica produção de pesca em Santos, SP – Portal Pesca Amadora Esportiva

Greve prejudica produção de pesca em Santos, SP

A produção de pesca na Ponta da Praia, em Santos, no litoral de São Paulo, está sendo prejudicada por causa da greve dos trabalhadores que fornecem o gelo para as embarcações. A empresa responsável é terceirizada pelo Ministério da Pesca e os funcionários estão há dois meses sem receber o salário.

O terminal pesqueiro de Santos ficou parado desde a manhã desta terça-feira (8). Os trabalhadores reclamam que não receberam os salários de novembro e dezembro, nem o 13º salário.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Pescadores, Jorge Machado da Silva, diversas embarcações são afetadas com o problema. “Em torno de 15 embarcações são afetadas diretamente só no dia de hoje, amanhã vai ser em dobro. É impossível trabalhar sem gelo”, afirma.

A empresa fornece 50 toneladas de gelo por dia para o terminal. Mas nesta terça-feira o equipamento que leva o produto até os barcos ficou parado. O pescador Alexandre Sales d’Ávila só vai sair com o barco para alto mar no mês que vem. Mas já está preocupado. “No final do ano já ficamos um mês parado, tivemos que faltar com pescaria porque não tinha gelo. Nosso trabalho é produção, tem que produzir para poder ganhar. Se não produz, não ganha”, diz o pescador.

A reportagem da TV Tribuna entrou em contato com a empresa Sublime, que administra a fábrica de gelo no terminal, mas nenhuma pessoa responsável retornou. O Ministério da Pesca informou que desde que os funcionários deixaram de receber os salários, nenhum dinheiro foi repassado para empresa Sublime.

O Ministério tenta autorização da Justiça, em Brasília, para poder fazer o pagamento direto para os trabalhadores sem intermédio da empresa. Está tentando também uma licitação de emergência para trocar a administradora da fábrica de gelo. A intenção é manter os mesmos funcionários que hoje prestam serviço para a Sublime.

http\;//g1.globo.com

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato