Prefeitura, PMA e voluntários recolhem 1 tonelada de lixo das margens do rio Dourados – Portal Pesca Amadora Esportiva Prefeitura, PMA e voluntários recolhem 1 tonelada de lixo das margens do rio Dourados | Prefeitura, PMA e voluntários recolhem 1 tonelada de lixo das margens do rio Dourados – Portal Pesca Amadora Esportiva

Prefeitura, PMA e voluntários recolhem 1 tonelada de lixo das margens do rio Dourados

Na manhã de sábado (19) a Prefeitura Municipal de Fátima do Sul juntamente com a Polícia Militar Ambiental (PMA), Corporação de Bombeiros e pescadores voluntários realizaram limpeza nas margens do Rio Dourados.

Durante a operação mais de 25 barcos recolheram o lixo que estava nas margens do rio totalizando cerca de uma tonelada de material, entre eles, sofá, televisão, fogão, anzol de galho, sacolas plásticas, garrafas, vara de pesca e inclusive um peixe morto que provavelmente há dias estava enroscado em uma rede.

As equipes foram divididas em dois trajetos distintos, sendo que a primeira teve como ponto de partida a ponte da décima linha no distrito de Culturama até a ponte do rio Dourados, a segunda percorreu as margens da ponte de Fátima do Sul até o córrego do Engano.

Segundo o subtenente Gaspar da PMA de Dourados a quantidade de lixo surpreendeu a equipe. “O balanço do recolhimento de lixo é assustador principalmente nessa época de piracema quando a pesca é proibida, mais infelizmente algumas pessoas não respeitam e ainda poluem o meio ambiente. Esta operação deve ser realizada mais vezes e principalmente durante a pesca. Quanto ao material recolhido não é normal encontrar sofá, fogão, entre outros objetos inesperados, isso acontece porque as pessoas não zelam da natureza”, afirmou Gaspar.

Conforme o subtenente é importante preservar a mata ciliar, pois, com a chuva esse lixo acumulado nas margens escorre para o rio gerando o fenômeno que diminui o oxigênio da água afetando diretamente a reprodução dos peixes e a própria população que está interligada com a natureza.

O prefeito Júnior Vasconcelos recepcionou os voluntários e agradeceu a participação de todos os pescadores que se empenharam nesta operação. “Esta limpeza foi possível graças ao corpo de Bombeiros, a Polícia Militar Ambiental que nos acompanharam, mas principalmente a mobilização da população. Esta ação deve ser realizada duas vezes ao ano com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a preservação das margens do rio Dourados, além de beneficiar a própria natureza. Agradeço a todos que logo pela manhã deixaram suas casas para ajudar na limpeza”, alegou o prefeito.

Após os trabalhos de limpeza as equipes e os pescadores foram recepcionados na ilha do Sol com uma grande confraternização.

http://www.fatimanews.com.br

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato