Maribus publica relatório sobre pesca “World Ocean Review 2” – Portal Pesca Amadora Esportiva Maribus publica relatório sobre pesca “World Ocean Review 2” | Maribus publica relatório sobre pesca “World Ocean Review 2” – Portal Pesca Amadora Esportiva

Maribus publica relatório sobre pesca “World Ocean Review 2”

world-ocean-reviewNo novo relatório publicado pela organização sem fins lucrativos maribus gGmbH com o apoio da revista mare, do Instituto Oceânico Internacional (International Ocean Institute (IOI)) e do “Ozean der Zukunft” polo de excelência, os cientistas de Kiel apresentaram um dos estudos mais abrangentes do mundo da pesca em conjunto com especialistas líderes mundiais da pesca.

Poderemos ainda comer peixe com a consciência limpa no futuro? Quão grande é a ameaça e quais espécies de peixes são afetadas? Quais são as soluções possíveis, particularmente em nível europeu para a gestão sustentável das principais espécies de peixes comestíveis? E como pode a aquicultura ajudar a garantir o fornecimento de longo prazo de peixes comestíveis para a população mundial?

Atualmente, mais de um quarto de todos os peixes comestíveis são considerados sobre-explorados e mais 30 por cento são considerados ameaçados. A situação é ainda mais drástica na Europa, onde quase metade de todos os estoques estão ameaçadas de sobrepesca. Desde 1950, a quantidade de peixes pescados anualmente quintuplicou para um valor atual de 78,9 milhões de toneladas de peixes e frutos do mar. A sobre-exploração de peixes como um recurso não só ameaça o abastecimento de alimentos para a crescente população mundial, mas acima de tudo, representa uma ameaça para o equilíbrio ecológico sensível dos oceanos.

“No “World Ocean Review 2″, apresentamos, pela primeira vez, as relações entre a pesca do mundo e as ameaças e as consequências decorrentes de tais relações em toda a sua complexidade”, diz Nikolaus Gelpke, editor da mare e fundador da maribus gGmbH. “Ao fazer isso, não estamos apenas soando o alarme, mas estamos também propondo soluções específicas.” Graças a uma cooperação construtiva entre cientistas e jornalistas da mare, o relatório é de fácil compreensão e pode ser lido por qualquer pessoa: é uma base de conhecimento para os políticos e publicitários que queiram aumentar a sua conscientização sobre o problema.

world-ocean-review1O novo relatório fornece uma visão abrangente da importância do peixe como parte do ecossistema marinho, examina o peixe como fonte de alimento e sustento para centenas de milhares de pescadores e apresenta possíveis soluções em forma de planos de gestão em longo prazo e sustentáveis. Outro capítulo é dedicado às perspectivas da aquicultura, que já é o setor de alimentos que mais cresce no mundo.

O relatório também fornece consultoria em decisões sobre o que comprar no balcão de peixes: “Com o “World Ocean Review 2″, estamos elevando a conscientização pública sobre a compra de peixes em uma base sustentável”, diz o professor Martin Visbeck, porta-voz do “Ozean der Zukunft” polo de excelência, durante sua apresentação do WOR 2 em Hamburgo. Um dos maiores problemas de hoje, de acordo com Visbeck, é que as espécies de peixes individuais são atualmente muitas vezes vistas de forma isolada, não em termos de sua interação com outras espécies e sua importância para o ecossistema marinho geral. “Isso tem que mudar rapidamente e de forma fundamental”, diz Visbeck. “Existem hoje exemplos positivos em todo o mundo mostrando como as populações de peixes podem ser geridas de forma sustentável, tanto do ponto de vista econômico quanto social. Queremos divulgar estes exemplos no “World Ocean Review 2″.”

Histórico

A maribus gGmbH foi criada em 2008 pelo editor da mare Nikolaus Gelpke. É uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de sensibilizar a opinião pública sobre como todos os diversos aspectos do ambiente marinho estão interligados e ajudar a garantir a conservação marinha mais eficaz.

A primeira publicação da maribus “World Ocean Review 1” (WOR 1), foi um relatório abrangente e único, ilustrando o estado dos oceanos do mundo e a interação entre o oceano e os aspectos ecológicos, econômicos e sociopolíticos. Até o momento, cerca de 70.000 exemplares desta análise geral em inglês e alemão foram solicitados em todo o mundo.

A segunda publicação da maribus, “Die Zukunft der Fische – die Fischerei der Zukunft” também foi produzida em cooperação com os parceiros do WOR. Eles têm um compromisso de longa data com os oceanos e trabalham no mais alto nível acadêmico:

O Instituto Oceânico Internacional (IOI), criado por Elisabeth Mann-Borgese em 1972 O polo de excelência de Kiel “Ozean der Zukunft”, uma associação de mais de 250 cientistas de várias disciplinas, com o apoio da Universidade Christian-Albrechts de Kiel, do GEOMAR Centro Helmholtz para a Pesquisa Oceânica (Helmholtz Centre for Ocean Research) de Kiel, do Instituto para a Economia Mundial (Institute for the World Economy (IfW)) e da Academia de Belas Artes e Design Muthesius (Muthesius Academy of Fine Arts and Design), com financiamento do governo federal e dos estados no âmbito da iniciativa de excelência da Fundação Alemã de Pesquisa (German Research Foundation (DFG)), e mare – a revista dos oceanos O “World Ocean Review” aparece em uma série de 60.000 exemplares (alemão/inglês). A publicação não está à venda, mas está disponível gratuitamente. Não tem fins lucrativos. Ela pode ser obtida em http://www.worldoceanreview.com. Uma versão em inglês estará em breve disponível além da versão alemã. A publicação completa será exibida ao mesmo tempo na internet em http://www.worldoceanreview.com.

“World Ocean Review 2 – Die Zukunft der Fische, die Fischerei der Zukunft”, publicado pela maribus gGmbH, Hamburgo 2013, um livro de 148 páginas com diversos gráficos e fotografias.

Contato:maribus gGmbHStephanie HaackImprensa e Relações Públicas Telefone: +49 40 368076-22 http://www.worldoceanreview.de http://www.mare.de http://http://www.ozean-der-zukunft.de

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato