Últimas Notícias

Maricultores afetados por vazamento vão receber mais de R$1,2 milhões

maricultores

Os maricultores afetados pelo vazamento de óleo ocorrido na Baía Sul de Florianópolis, aceitaram a indenização oferecida pela Celesc. O valor levantados nas 27 áreas afetadas, individualmente, superou R$1,2 milhões. O acordo foi aceito na tarde desta quarta-feira (13). O valor será pago na quarta-feira (20), às 14h, pela Celesc, com cheques nominais.

O levantamento foi realizado a partir das declarações dos maricultores, avaliando os prejuízos na produção e comercialização de ostra e berbigão. A Epagri realizou visitas para identificar os produtores e estimar a produção de moluscos retida na água da área embargada pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), localizada entre a Tapera e o Ribeirão da Ilha.

“A finalidade nossa foi de realizar um acordo com a Celesc, beneficiando os maricultores. Aqueles que concordaram com os valores e a metodologia vão receber o dinheiro no dia 20 e os contrários poderão recorrer à Justiça”, destacou Rodrigues.

O maricultor Adriano Manoel da Silva aceitou o acordo e aguarda a liberação do embargo pela Fatma. “O valor e a metodologia estão corretos e agora a expectativa é de que em março possamos voltar a trabalhar normalmente”. O advogado Fernando Murilo Costa Garcia, que representa a maioria dos maricultores beneficiados, disse que o acordo é válido para o período que vai até final de fevereiro e que em sua visão foi benéfico para toda categoria.

O secretário da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, reuniu os maricultores e detalhou a metodologia aplicada. O valor foi calculado com base nos preços agrícolas fornecidos pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Cepa) e levando em conta metade da safra anual dos maricultores. Os produtores de berbigão também serão beneficiados, mas somente nesta quinta-feira (14), às 10h, é que eles receberão a informação do valor total de suas indenizações.


Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato