Mesmo com chuva, Lago de Furnas só deve voltar ao normal em 2 anos – Portal Pesca Amadora Esportiva Mesmo com chuva, Lago de Furnas só deve voltar ao normal em 2 anos | Mesmo com chuva, Lago de Furnas só deve voltar ao normal em 2 anos – Portal Pesca Amadora Esportiva

Mesmo com chuva, Lago de Furnas só deve voltar ao normal em 2 anos

Nível da represa está 13 metros abaixo do normal em algunspontos (Foto: Reprodução EPTV)Somente no início de 2013, choveu mais de 40% do que estava previsto no Sul de Minas, o que foi muito bom para aumentar o nível do Lago de Furnas. Em um mês e meio, ele já subiu mais de cinco metros. Para o Comitê da Bacia Hidrográfica de Furnas, se o volume de chuvas continuar abundante, é possível que o reservatório se recupere em cerca de dois anos.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, em dezembro do ano passado a represa atingiu o nível mais baixo dos últimos 12 anos, chegando a quase 15 metros do limite máximo. Na época, uma ponte que fica no município de Alfenas (MG) normalmente encoberta pela água chegou a reaparecer, e agora, quase toda a estrutura da ponte já está na água novamente. O solo ressecado que se via na região não existe mais. Os tanques-rede, que foram desativados, estão de volta na água onde já é possível navegar.

Tudo isso pode ser observado ao longo dos 34 municípios banhados pela represa. As transformações trazem esperança para os produtores que vivem do entorno do lago, como em Fama (MG), onde a economia gira em torno do turismo.

“O povo vem aqui por causa da represa, eles gostam da represa, então é muito importante pra nós a água estar cheia nesse período de festas, de feriados”, comenta o comerciante João Luiz de Souza. Para ele, as pessoas já estão se preparando para passar o carnaval na cidade.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica de Furnas, Fausto Costa, está otimista com a melhora do lago, porém ele afirma que ainda é preciso mais chuva na região. “Fez diferença, foi muito positivo, mas precisamos que a chuva venha em grande quantidade em um período prolongado. Isso traz a expectativa de que em dois anos ele volte a seu nível normal”, afirma ele.

Segundo o Instituto Somar, em janeiro deste ano choveu mais de 68% do previsto para o mês, com 447 milímetros de chuva. Em fevereiro, só nos seis primeiros dias do mês, já choveu a metade do esperado para o restante do período.

No dia 14 de dezembro, o nível estava em 753,18 acima do nível do mar. Nesta quarta-feira, 6 de fevereiro, o nível era de 758,76. A represa já subiu 5,63 metros em um mês e 20 dias, uma média de 10 centímetros por dia.

http://g1.globo.com

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato