Últimas Notícias

Mesmo com chuva, Lago de Furnas só deve voltar ao normal em 2 anos

Nível da represa está 13 metros abaixo do normal em algunspontos (Foto: Reprodução EPTV)Somente no início de 2013, choveu mais de 40% do que estava previsto no Sul de Minas, o que foi muito bom para aumentar o nível do Lago de Furnas. Em um mês e meio, ele já subiu mais de cinco metros. Para o Comitê da Bacia Hidrográfica de Furnas, se o volume de chuvas continuar abundante, é possível que o reservatório se recupere em cerca de dois anos.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema El√©trico, em dezembro do ano passado a represa atingiu o n√≠vel mais baixo dos √ļltimos 12 anos, chegando a quase 15 metros do limite m√°ximo. Na √©poca, uma ponte que fica no munic√≠pio de Alfenas (MG) normalmente encoberta pela √°gua chegou a reaparecer, e agora, quase toda a estrutura da ponte j√° est√° na √°gua novamente. O solo ressecado que se via na regi√£o n√£o existe mais. Os tanques-rede, que foram desativados, est√£o de volta na √°gua onde j√° √© poss√≠vel navegar.

Tudo isso pode ser observado ao longo dos 34 munic√≠pios banhados pela represa. As transforma√ß√Ķes trazem esperan√ßa para os produtores que vivem do entorno do lago, como em Fama (MG), onde a economia gira em torno do turismo.

“O povo vem aqui por causa da represa, eles gostam da represa, ent√£o √© muito importante pra n√≥s a √°gua estar cheia nesse per√≠odo de festas, de feriados”, comenta o comerciante Jo√£o Luiz de Souza. Para ele, as pessoas j√° est√£o se preparando para passar o carnaval na cidade.

O presidente do Comit√™ da Bacia Hidrogr√°fica de Furnas, Fausto Costa, est√° otimista com a melhora do lago, por√©m ele afirma que ainda √© preciso mais chuva na regi√£o. “Fez diferen√ßa, foi muito positivo, mas precisamos que a chuva venha em grande quantidade em um per√≠odo prolongado. Isso traz a expectativa de que em dois anos ele volte a seu n√≠vel normal”, afirma ele.

Segundo o Instituto Somar, em janeiro deste ano choveu mais de 68% do previsto para o mês, com 447 milímetros de chuva. Em fevereiro, só nos seis primeiros dias do mês, já choveu a metade do esperado para o restante do período.

No dia 14 de dezembro, o nível estava em 753,18 acima do nível do mar. Nesta quarta-feira, 6 de fevereiro, o nível era de 758,76. A represa já subiu 5,63 metros em um mês e 20 dias, uma média de 10 centímetros por dia.

http://g1.globo.com


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato