Sinalização náutica vai auxiliar a navegação na Lagoa de Araruama, RJ – Portal Pesca Amadora Esportiva Sinalização náutica vai auxiliar a navegação na Lagoa de Araruama, RJ | Sinalização náutica vai auxiliar a navegação na Lagoa de Araruama, RJ – Portal Pesca Amadora Esportiva

Sinalização náutica vai auxiliar a navegação na Lagoa de Araruama, RJ

Auxiliar a navegação na Lagoa de Araruama, esse é o objetivo da sinalização náutica que será implantada na extensão do Canal Itajurú, em Cabo Frio, na Região dos Lagos. O balizamento vai oferecer mais segurança para pescadores e ajudar também no desenvolvimento das navegações turísticas e esportivas.

A sinalização pretende facilitar a navegação ao longo de 14 Km. O projeto prevê a instalação de balizas, que são como boias, desde a Boca da Barra, em Cabo Frio, até o Boqueirão, na cidade vizinha, São Pedro da Aldeia.

A profundidade média do canal é de 2,5m mas, em alguns trechos, a água não passa dos 40cm. Existem ainda os bancos naturais de areia, que são usados pelos animais. Por isso, é preciso ter muito cuidado ao passar pelo canal e a sinalização vai indicar o caminho certo para as embarcações não encalharem. Além diso, a sinalização vai ajudar a preservar as áreas de refúgio desses animais.

A secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional está investindo R$ 780 mil no projeto. A manutenção dos equipamentos será feita pelo Consórcio Lagos São João, que acompanha os trabalhos desde a fase de estudos. A instalação das balizas deve começar a ser feita daqui a dois meses, a sinalização vai contribuir com o trabalho de cerca de 600 pescadores da Lagoa de Araruama e vai ajudar a evitar acidentes, principalmente, à noite, quando muitos saem para pescar camarão.

O balizamento do canal também vai permitir que embarcações maiores, como as de pesca em alto mar e de passeio turístico, naveguem com mais segurança.

http://g1.globo.com

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato