Últimas Notícias

Anzol no es√īfago de jacar√© √© retirado depois de 11 meses

Anzol no es√īfago de jacar√© √© retirado depois de 10 meses em Santos (Foto: Divulga√ß√£o)Um jacar√©-de-papo-amarelo, apelidado de “Cheiroso”, foi operado pelos veterin√°rios do Aqu√°rio Municipal de Santos, no litoral de S√£o Paulo, depois de 11 meses de ter engolido um anzol de quase 10 cent√≠metros. Depois de ser alvo de uma tentativa de pesca, o jacar√© teve ainda um gancho preso na boca, al√©m do que foi parar no es√īfago.

O r√©ptil, que tem entre tr√™s e cinco anos de idade, mede cerca de um metro de comprimento. O animal foi encontrado em abril de 2012, e ficou cerca de tr√™s meses em observa√ß√£o em Peru√≠be, cidade onde foi encontrado, antes do an√ļncio da primeira tentativa de opera√ß√£o. Desde ent√£o, o r√©ptil estava em observa√ß√£o no aqu√°rio do munic√≠pio onde foi encontrado, e aguardava o parecer dos veterin√°rios para a tentativa de retirada do anzol. O segundo anzol s√≥ foi identificado ap√≥s um raio-x.

Como se tratava de uma cirurgia complexa, a operação só foi realizada na semana passada pelos veterinários Gustavo Dutra e Cristiane Lassálvia. A cirurgia durou quase 10h, entre a anestesia e recuperação. De acordo com os veterinários, o gancho impedia a alimentação do animal, que estava sendo alimentado por meio de uma sonda.

Ainda segundo os veterin√°rios, a opera√ß√£o para retirada do anzol era complicada porque foi necess√°rio serrar um osso para retirar a pe√ßa. O veterin√°rio Gustavo explicou que foi necess√°rio realizar a sutura do corte com um fio de a√ßo por se tratar do t√≥rax de um jacar√©. Geralmente s√£o utilizados fios de algod√£o ou nylon. Batizado de “Cheiroso”, o jacar√© encontra-se em recupera√ß√£o e sendo alimentado por sonda. N√£o h√° previs√£o de alta para o animal.

http://g1.globo.com


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato