Espécies de tubarão ameaçadas têm acordo internacional para proteção – Portal Pesca Amadora Esportiva Espécies de tubarão ameaçadas têm acordo internacional para proteção | Espécies de tubarão ameaçadas têm acordo internacional para proteção – Portal Pesca Amadora Esportiva

Espécies de tubarão ameaçadas têm acordo internacional para proteção

tubarao_marteloA comunidade internacional decidiu nesta segunda-feira (11) regulamentar a comercialização de quatro espécies tubarão cobiçadas por suas barbatanas e cujas espécies estão ameaçadas, apesar da oposição de vários países interessados na exploração da pesca.

Os 178 países membros da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas (Cites), reunidos há mais de uma semana em Bangcoc, decidiram proteger o tubarão oceânico de galhas brancas e três espécies de tubarão martelo.

Nas duas votações secretas, que exigiam maioria de dois terços, o tubarão oceânico recebeu 92 votos a favor da proteção, 42 contrário e oito abstenções. As três espécies de tubarão martelo receberam 91 votos a favor, 39 contrários e oito abstenções.

Os resultados foram celebrados com muitos aplausos.

As quatro espécies foram incluídas no anexo II de la Cites, que permite regulamentar o comércio de uma espécie para impedir sua superexploração. Estas medidas entrarão em vigor em 18 meses caso sejam confirmadas em reunião plenária.

Vários países da Ásia, com o Japão à frente, eram contrários à medida. Tóquio alega que as organizações de pesca, e não a Cites, devem administrar as espécies marinhas comerciais.

A cada ano quase 100 milhões de tubarões são mortos no mundo, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que calcula que 90% destes animais desapareceram em um século.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato