Últimas Notícias

Falta de oxigênio provoca mortandade de peixes em Furnas

Falta de oxigênio provoca mortandade de peixes em Furnas (Foto: Reprodução EPTV)Se antes o problema no Lago de Furnas era a falta de água por causa da estiagem que atingiu a represa no ano passado, agora é o processo de recuperação da represa que preocupa os pescadores. Peixes estão morrendo nos tanques-rede e o motivo são as algas que cresceram na área da represa onde faltou água. A vegetação diminui o nível de oxigênio da água.

Segundo os produtores, estão morrendo desde alevinos até peixes maiores de até um quilo, que já estariam prontos para ser comercializados. Especialistas dizem que a atual condição do lago, ainda em recuperação, favorece o surgimento de bactérias e fungos, que também provocam a morte dos peixes.

Conforme o especialista em recursos h√≠dricos Eduardo Luis Tanure, esse tipo de vegeta√ß√£o retira muito oxig√™nio da √°gua. “Isso faz a temperatura da √°gua ficar elevada diminuindo o oxig√™nio dos peixes”, explica.

Alguns produtores j√° perderam at√© 20% da cria√ß√£o feita nos tanques-rede. “A gente est√° usando rem√©dio, mas pouco adianta e o preju√≠zo √© grande”, conta o piscicultor Donizete Bento dos Reis.

Ainda conforme os especialistas, o problema só será resolvido quando o nível do lago voltar ao normal. Segundo a Alago (Associação dos Municípios do Lago de Furnas), atualmente a represa está com 53,32% de sua capacidade.

http://g1.globo.com


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato