Últimas Notícias

Polícia Ambiental fiscaliza pesca irregular em Itapetininga, SP

Polícia Ambiental irá percorrer os rios da região para fiscalizar a pesca irregular. (Foto: Carlos Alberto Soares / TV Tem)A Polícia Militar Ambiental de Itapetininga (SP) iniciou a fiscalização sobre pesca irregular nos rios da região. No primeiro dia de ação, nesta sexta-feira (26), dois homens foram autuados.

De acordo com a polícia, os homens estavam pescando na cachoeira do Saltinho, que fica em um trecho do rio Paranapanema, em Campina do Monte Alegre (SP), um dos 11 municípios atendidos pela PMA de Itapetininga. A pesca no local é proibida. O barco e os equipamentos que eram usados pelos pescadores clandestinos foram apreendidos. Eles receberam um auto de infração e foram levados à delegacia da cidade para prestar depoimento. Pescar em área considerada proibida é crime e pode resultar em pena de um a três anos de detenção.

Fiscalização
O trabalho da polícia é intensificado neste período do ano devido à piracema, época em que os peixes formam grandes cardumes e sobem os rios para desovar e se reproduzir. O objetivo da piracema é garantir que os peixes nativos da região procriem.

As equipes percorrem os rios e margens. Um grupo segue a p√© e o outro em barco. Os pescadores que s√£o encontrados recebem orienta√ß√Ķes sobre os locais com pesca proibida e sobre o in√≠cio da √©poca de reprodu√ß√£o dos peixes.

A partir de 1¬ļ de novembro at√© 28 de fevereiro, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renov√°veis (Ibama) estabelece medidas para garantir a reposi√ß√£o das esp√©cies. As infra√ß√Ķes cometidas no per√≠odo de piracema sujeitam o infrator a pagar multa, apreens√£o do pescado, do material de pesca, do ve√≠culo utilizado, al√©m da responsabilidade penal e civil, dependendo do caso. A lei federal prev√™ pris√£o em flagrante para quem for pego pescando ilegalmente.

A polícia ressalta que nesse período podem ser pescados apenas os peixes não nativos, como: pescada-do-piauí, tucunaré, tilápia, bagre-africano, apaiari, carpas, catfish, caboge ou tamoatá, cachara, piranha, tambaqui e tambacu. No entanto, podem ser retirados até três quilos. Também é obrigatório o porte das licenças de pesca, em todas as categorias.

Os pecadores flagrados utilizando anz√≥is m√ļltiplos e chuveirinhos poder√£o ser autuados. A multa pode chegar a R$ 1 mil. Al√©m disso, o pescador tamb√©m pode ser preso por at√© tr√™s anos

Curiosidade
A palavra piracema √© de origem tupi e significa “subida do peixe”. √Č o per√≠odo em que os peixes buscam os locais mais adequados para desova e alimenta√ß√£o. Isso acontece todos os anos coincidindo com o in√≠cio das chuvas.


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato