Polícia apreende quelônios de grande porte e 350kg de pirarucu, no AM – Portal Pesca Amadora Esportiva Polícia apreende quelônios de grande porte e 350kg de pirarucu, no AM | Polícia apreende quelônios de grande porte e 350kg de pirarucu, no AM – Portal Pesca Amadora Esportiva

Polícia apreende quelônios de grande porte e 350kg de pirarucu, no AM

Quelônios e pirarucu chegaram em uma embarcação na Manaus Maderna (Foto: Divulgação/Batalhão Ambiental)Após denúncia, policiais do Batalhão de Policiamento Ambiental apreenderam cerca de 350kg de pirarucu salgado e 15 quelônios de grande porte em uma embarcação próximo à feira da Manaus Moderna, localizada no Centro da cidade, nesta segunda-feira (11). Os animais e o pescado, que saíram de Tapauá, a 449 km da capital, foram apreendidos por volta das 15h30.

O proprietário da embarcação foi preso em flagrante. De acordo com o tenente Daniel Abreu, o homem alegou que apenas transportava a mercadoria. “Ele foi preso pelo transporte ilegal de pirarucu, que está com a pesca proibida permanente, e dos quelônios, que estão na lista de animais ameaçados de extinção”, disse.

Segundo o tenente, a mercadoria abasteceria feiras da capital esta semana. “Os produtos seriam entregues hoje e comercializados amanhã. Um dos pontos de recepção do material seria a Feira da Panair”, disse.

Abreu informou que os quelônios apreendidos são de grande porte. “Há nove tartarugas que medem cerca de um metro”, afirmou.

O pescado será encaminhado à Delegacia Especializada em Meio Ambiente (Dema), situada na sede da Delegacia Geral, na Avenida Pedro Teixeira, Dom Pedro, Zona Centro-Oeste da capital. Após as providências legais, o peixe será doado a instituições sem fins lucrativos.

Após avaliação de veterinários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), os quelônios deverão ser reintroduzidos à natureza. “Amanhã mesmo vamos soltá-los em uma região do rio Negro”, disse o tenente Abreu.

Denúncias
A apreensão do pirarucu e dos quelônios foi motivada por uma denúncia anônima. “Pedimos que a população ligue para o 190, informando o local onde está acontecendo a irregularidade e sobre os animais que estão sendo transportados”, solicitou o tenente.

http://g1.globo.com

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato