Últimas Notícias

Lago de Furnas entra na estiagem com 4 metros abaixo do nível normal em MG

Lago de Furnas com n√≠vel baixo pr√≥ximo √† hidrel√©trica, MG. (Foto: Tiago Campos / G1)Quatro metros abaixo do n√≠vel normal. √Č assim que o Lago de Furnas entra no per√≠odo de estiagem em 2013 ap√≥s a pior seca dos √ļltimos 11 anos, quando a represa chegou a ficar 14 metros abaixo do n√≠vel operacional.

O Lago de Furnas movimenta a economia de 34 municípios. Pessoas que investem na piscicultura, turismo e lazer tiveram as atividades prejudicadas por causa da seca. Onde havia água, o solo rachou e o mato tomou o lugar dos peixes.

A situação da represa é preocupante, já que o período de estiagem começa agora. De acordo com a meteorologia, a previsão é de que a estiagem vá até setembro, com média por mês entre 50 e 100 milímetros. Segundo o secretário executivo da Associação dos Municípios do Lago de Furnas, Fausto Costa, se isso acontecer mais uma vez a situação pode ficar crítica.

‚ÄúA expectativa √© que o lago deva diminuir novamente o volume a partir de setembro, deixando a represa com n√≠veis baixos iguais os apresentados em 2012‚ÄĚ, afirma Costa.

O secret√°rio ainda informou que o lago deve se normalizar e atingir sua capacidade m√°xima de √°gua apenas em 2015.

http://g1.globo.com


Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato