Lago de Furnas entra na estiagem com 4 metros abaixo do nível normal em MG – Portal Pesca Amadora Esportiva Lago de Furnas entra na estiagem com 4 metros abaixo do nível normal em MG | Lago de Furnas entra na estiagem com 4 metros abaixo do nível normal em MG – Portal Pesca Amadora Esportiva

Lago de Furnas entra na estiagem com 4 metros abaixo do nível normal em MG

Lago de Furnas com nível baixo próximo à hidrelétrica, MG. (Foto: Tiago Campos / G1)Quatro metros abaixo do nível normal. É assim que o Lago de Furnas entra no período de estiagem em 2013 após a pior seca dos últimos 11 anos, quando a represa chegou a ficar 14 metros abaixo do nível operacional.

O Lago de Furnas movimenta a economia de 34 municípios. Pessoas que investem na piscicultura, turismo e lazer tiveram as atividades prejudicadas por causa da seca. Onde havia água, o solo rachou e o mato tomou o lugar dos peixes.

A situação da represa é preocupante, já que o período de estiagem começa agora. De acordo com a meteorologia, a previsão é de que a estiagem vá até setembro, com média por mês entre 50 e 100 milímetros. Segundo o secretário executivo da Associação dos Municípios do Lago de Furnas, Fausto Costa, se isso acontecer mais uma vez a situação pode ficar crítica.

“A expectativa é que o lago deva diminuir novamente o volume a partir de setembro, deixando a represa com níveis baixos iguais os apresentados em 2012”, afirma Costa.

O secretário ainda informou que o lago deve se normalizar e atingir sua capacidade máxima de água apenas em 2015.

http://g1.globo.com

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato