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Pesca espera terminal h√° dois anos em Natal-RN

Em vez de receber pescados, estrutura √© usada por embarca√ß√Ķes que n√£o teriam autoriza√ß√£o do governo nem da construtoraQuando anunciado, o Terminal Pesqueiro P√ļblico de Natal surgiu com a promessa de que seria o mais importante do Nordeste, capaz de impulsionar a pesca no RN, gerar milhares de empregos e tornar-se um polo pesqueiro para toda a Am√©rica Latina. A previs√£o inicial era de que o empreendimento ficasse pronto at√© o final de 2010, mas ap√≥s sucessivas mudan√ßas nos prazos de conclus√£o e aproximadamente R$ 35 milh√Ķes do dinheiro p√ļblico j√° aplicados no empreendimento, a obra permanece parada h√° dois anos, acumulando deprecia√ß√Ķes causadas pelo tempo e pela utiliza√ß√£o irregular do espa√ßo.

Desde 2009, a obra do Terminal já passou pela gestão da ex-governadora Wilma de Faria, adentrou o governo de Iberê Ferreira de Souza e agora está nas mãos da governadora Rosalba Ciarlini. O projeto também já foi elogiado e defendido por dois ministros da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolim e o atual titular, Marcelo Crivella, durante diversas visitas realizadas em Natal.

E enquanto as negocia√ß√Ķes para o recome√ßo das obras s√£o retomadas com a construtora respons√°vel, empresas de pesca buscam alternativas para desembarcar e escoar o pescado em Natal. A maioria delas optou por pagar para usar terminais privados, decis√£o que gera a depend√™ncia de uma log√≠stica complexa e onera o empresariado.

A despeito dos benef√≠cios que o Terminal Pesqueiro poderia proporcionar ao setor, uma s√©rie de entraves atrapalha a conclus√£o da obra. √ďrg√£os fiscalizadores como a Controladoria Geral da Uni√£o (CGU) e o Tribunal de Contas da Uni√£o (TCU) investigam os valores da constru√ß√£o. Al√©m disso, condi√ß√Ķes delicadas permeiam a utiliza√ß√£o do espa√ßo do empreendimento, que al√©m de ser dividido com a Superintend√™ncia de Trens Urbanos de Natal (CBTU), utiliza como √°rea de escoamento uma √°rea que √© patrim√īnio hist√≥rico da cidade.

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