Últimas Notícias

Criação de tilápia gera renda para Jaguaribara, no Ceará

No município de Jaguaribara, a 250 Km de Fortaleza, a população tem a oportunidade de ampliar a renda mensal graças a comercialização da tilápia, peixe bastante apreciado não só no Brasil como no exterior. Mesmo com nível menor de água no Açude Castanhão devido à seca, a pesca ainda é o combustível que alimenta a economia local.

Segundo a secret√°ria de Aquicultura de Jaguaribara, L√≠via Barreto, mesmo com a seca, o a√ßude beneficia toda a popula√ß√£o gra√ßas √† til√°pia. “O Castanh√£o est√° hoje com apenas 38% da sua capacidade ativa. Mesmo assim, nos √ļltimos anos, n√≥s produzimos 15 mil toneladas por ano”, afirmou.

Jaguaribara, como outros munic√≠pios do Cear√°, vive um pouco da agricultura, mas devido a seca que castiga o interior, a pesca virou uma √≥tima alternativa de renda. “A Til√°pia nos fornece dinheiro. Est√° gerando empregos para muitas pessoas. E melhorando a vida da gente. Todo m√™s temos a renda garantida. Se formos esperar somente pela agricultura fica muito dificil. Principalamente no periodo de dois anos de seca”, afirma Maria da Silva que faz parte de uma associa√ß√£o que trabalha exclusivamente com a til√°pia.

Usos
Da til√°pia aproveita-se tudo. Desde a carne, ao couro e at√© as v√≠sceras do peixe. O fil√© vai parar na mesa dos restaurantes como bolinha de peixe e hamb√ļrguer. O couro √© usado no artesanato para a fabrica√ß√£o de bolsas e artefatos delicados. A novidade nos √ļltimos meses √© que ser√° instalado em breve em Jaguaribara uma usina de biocombust√≠vel. Em Jaguaribara, o √≥leo ser√° extra√≠do das v√≠sceras do peixe til√°pia, que s√£o descartadas atualmente no solo causando graves impactos ambientais.

A extra√ß√£o do √≥leo para produ√ß√£o de biocombust√≠vel foi resultado de pesquisa realizada pela Funda√ß√£o N√ļcleo de Tecnologia Industrial do Cear√° (Nutec), vinculada √† Secretaria da Ci√™ncia Tecnologia e Educa√ß√£o Superior do Estado (Secitece), onde foi criada uma m√°quina que converte 50% do descarte em gordura. A partir da√≠, a mat√©ria-prima √© transformada em biodiesel. As v√≠sceras representam 10% do peso da til√°pia.

http://g1.globo.com


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato