Países europeus chegam a acordo para limitar excesso de pesca – Portal Pesca Amadora Esportiva Países europeus chegam a acordo para limitar excesso de pesca | Países europeus chegam a acordo para limitar excesso de pesca – Portal Pesca Amadora Esportiva

Países europeus chegam a acordo para limitar excesso de pesca

Barcos de pesca na Córsega, ilha mediterrânea francesa (Foto: Pascal Pochard-Casabianca/AFP)Os países da União Europeia (UE) e o Parlamento Europeu (PE) alcançaram um acordo na madrugada desta quinta-feira (30) sobre os principais pontos da reforma da Política Pesqueira Comum (PPC) e para evitar a sobre-pesca a partir de 2014.

Após meses de difíceis negociações, a Comissão Europeia (CE), o Conselho Europeu (CE) e a Eurocâmara alcançaram um compromisso para limitar de maneira progressiva de 7% a 5% os descartes, como se denomina a prática de devolver ao mar a pesca de escasso valor comercial.

O Parlamento, que buscava uma proibição total desta prática, finalmente aceitou a proposta dos países membros da UE. Vários países europeus, liderados por França e Espanha, aceitaram reduzir de 7% para 5% os descartes, para, desta maneira, garantir um acordo na Euro-câmara.

“Estou muito satisfeito por termos acordado uma política que é realista, prática e que se baseia na sustentabilidade. É uma política que assegurará uma indústria vital, saudável e vibrante no futuro”, considerou o ministro irlandês da Pesca, Simon Coveney, cujo país assume a presidência rotativa da UE.

Grupos ecologistas saudaram o acordo. O grupo Oceana comemorou o compromisso, que “restabelecerá a saúde” de nossos mares.

http://g1.globo.com

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato