Últimas Notícias

Peixes criados em cativeiro despoluem igarap√©s amaz√īnico

Os igarap√©s de Manaus est√£o se tornando uma esp√©cie de pesque-pague. Uma t√©cnica de produ√ß√£o de cativeiro de peixes como o matrinx√£ ( Brycon amazonicus ) tem se mostrado muito eficientes. √Č poss√≠vel criar de 10 a 20 de matrinx√£ por metro c√ļbico de √°gua, diferente dos n√ļmeros de cria√ß√£o de peixes em cativeiro pela t√©cnica de tanque escavado, onde se cria de uma a tr√™s peixes no mesmo volume de √°gua.

Os peixes criados no igarap√© atingem at√© 1,2 quilos. Redes s√£o colocadas nos canais de igarap√©s para que a √°gua continue a correr, mas os peixes permane√ßam no local. Naturalmente, o matrinx√£ se alimenta de frutas que caem na √°gua e chega a migrar de 200 a 500 quil√īmetros rio adentro. Mas em cativeiro, eles permanecem nos igarap√©s e se alimentam de ra√ß√£o.

Os n√ļmeros da pesca em cativeiro ainda s√£o pequenos no Amazonas. Estima-se que sejam consumidas 180 mil toneladas, sendo que 160 mil toneladas s√£o de pesca extrativa.

Mas o cultivo de peixes nos igarap√©s tem uma grande import√Ęncia ao despoluir as √°guas. “Quase todos os igarap√©s de Manaus est√£o eutrofizados. A melhor maneira de preservar a qualidade de √°gua √© criar peixes” , disse Geraldo Bernardino, secret√°rio de pesca do Estado do Amazonas, se referindo ao fen√īmeno no qual o excesso de compostos qu√≠micos nas √°guas fluviais aumenta a quantidade de algas, prejudicando a qualidade de √°gua.

O secretário afirma que os já existem 200 produtores cadastrados no Estados e que é possível tirar de 4 mil a 5 mil reais por cada 100 m3 de água.

Mas o peixe de cativeiro perde no sabor, portanto, a recomendação é que dez dias antes de ser pescado, a ração seja suspensa, fazendo com que o peixe se alimente apenas de frutas que caem ocasionalmente e também do limo.

Tradicionalmente, os igarap√©s com suas √°guas geladas e correntes s√£o vistos como balne√°rios. “A ideia de criar peixe j√° √© pol√≠tica p√ļblica e j√° foram criados centenas de projetos como os de Manaus no interior do estado”, disse Denise Gutierrez, coordenadora de Tecnologia social Instituto Nacional de Pesquisas da Amaz√īnia (Inpa).

http://ultimosegundo.ig.com.br


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato