Pescadores de tainha protestam contra multas emitidas pelo Ibama – Portal Pesca Amadora Esportiva Pescadores de tainha protestam contra multas emitidas pelo Ibama | Pescadores de tainha protestam contra multas emitidas pelo Ibama – Portal Pesca Amadora Esportiva

Pescadores de tainha protestam contra multas emitidas pelo Ibama

Pescadores ficaram mobilizados em frente ao prédio do Ibama, na Avenida Mauro Ramos (Foto: Naim Campos/RBS TV)Pescadores fizeram uma manifestação em frente ao prédio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Florianópolis. Nesta sexta-feira (17) pela manhã, eles protestaram contra uma normativa que proíbe o uso de redes de anilha para fazer o cerco de tainhas.

Os manifestantes, que representavam várias praias de Florianópolis, abriram uma rede em frente a sede do Ibama e exigiram uma reunião com o superintendente do instituto. “Foi falado pra nós que não iria existir fiscalização, mas no começo da pesca da tainha já começou a ter fiscalização”, comenta Rodrigo Hamilton.

No início da tarde desta sexta-feira (17), o Ibama encaminhou um ofício reportando o caso e pedindo a liberação para o Ministério da Pesca e Aquicultura. De acordo com o chefe de controle e fiscalização do Ibama, Carlos Vinícius Gonçalves Ferreira, esta é a instituição responsável por determinar as regras de uso de petrechos pesqueiros. Os pescadores esperam que sejam feitas novas licenças que incluam a rede de anilha na autorização para a captura de tainha.

Nesta quinta-feira (16), alguns pescadores foram multados por descumprirem a determinação federal. Com as autuações em mãos, eles criticaram a ação do Ibama. Segundo eles, este foi o primeiro ano em que ocorreu a proibição para esta modalidade de pesca. “Desde 2008, estamos trabalhando com a mesma licença e agora estão multando. O prejuízo não foi maior porque eu não joguei a rede na água e não tinha peixe no barco”, comenta o pescador Eugênio Pereira.

Na capital catarinense, cerca de 300 embarcações praticam a pesca de tainha fazendo cerco com anilha. Pelo menos cinco mil pescadores estão envolvidos nesta atividade. Para trabalhar durante a temporada do peixe são investidos aproximadamente R$ 100 mil.

http://g1.globo.com/

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato