Abertura da ‘Pesca com Cidadania’ ressalta valor da cultura caiçara em Santos-SP – Portal Pesca Amadora Esportiva Abertura da ‘Pesca com Cidadania’ ressalta valor da cultura caiçara em Santos-SP | Abertura da ‘Pesca com Cidadania’ ressalta valor da cultura caiçara em Santos-SP – Portal Pesca Amadora Esportiva

Abertura da ‘Pesca com Cidadania’ ressalta valor da cultura caiçara em Santos-SP

A importância dos pescadores artesanais no município foi destacada na abertura da semana ‘Pesca com Cidadania’, nesta terça (25), no salão nobre do paço, Centro Histórico. O evento segue até domingo (30) com diversas atividades promovidas pela prefeitura, na área continental, visando levar qualificação profissional e ações de cidadania a esses trabalhadores e seus familiares.

O prefeito Paulo Alexandre Barbosa salientou que o setor gera empregos e sustenta milhares de famílias. “Queremos difundir o tema no dia a dia de nossas crianças, como forma de resgatar o protagonismo da pesca em nossa cidade, Estado e país”, afirmou o chefe do Executivo, destacando melhorias previstas pelo poder público no Mercado de Peixe e no Terminal Pesqueiro, na Ponta da Praia.

Segundo o secretário de Defesa da Cidadania, Marcelo Del Bosco, “o intuito é trabalhar a cidadania nessas localidades e mostrar que a pesca tem trabalho forte”. Atualmente são 3.500 pescadores que atuam no estuário de Santos, São Vicente, Cubatão, Guarujá e Bertioga, segundo informou, na ocasião, o pesquisador Alberto de Amorim, do Instituto de Pesca.

Homenagens e Concurso

Na abertura do evento foi exibido o vídeo ‘Coração Caiçara’, produzido pelas secretarias de Educação e de Comunicação e Resultados, que retrata a vida dos moradores da área continental. E ainda prestadas homenagens ao presidente da Federação dos Pescadores do Estado de São Paulo, Tsuneo Okida, e ao diretor da entidade, Edson dos Santos Claudio.

Houve, ainda, a premiação de alunos do 5º ao 9º anos das escolas municipais Judoca Ricardo Sampaio e Monte Cabrão (área continental) que participaram de concurso sobre o tema, em quatro categorias: fotografia, texto, pintura/tele e desenho.

Entre os estudantes vencedores, David Mesquita Leite Santos, de Monte Cabrão, contou que desenhou o “barquinho que meu avô carpinteiro construiu”. Já Júlia, de Caruara, fotografou peixes. “A pesca é uma ótima coisa para se fazer”, disse ela.

PROGRAMAÇÃO

Serviços da Sala da Cidadania

Quarta-feira

9h às 16h – Atividades da Sala da Cidadania(assistência judiciária, orientações para deficientes, mulheres, consumidores e sobre questões raciais), em Monte Cabrão

19h30 – missa na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes (Ponta da Praia)

Quinta-feira

9h às 16h – Atividades da Sala da Cidadania, em Caruara

19h30 – missa na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes

Sexta-feira

9h às 16h – Atividades da Sala da Cidadania na Ilha Diana

14h às 17h – Benção aos Pescadores no Mercado de Peixe, Instituto de Pesca, Pier do Pescador e Colônia dos Pescadores Z-1

19h – missa na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes

Sábado

8h às 12h – exposição de desenhos dos alunos das escolas Monte Cabrão, Caruara e Ilha Diana, no Aquário Municipal.

9h – Festividade na Colônia de Pescadores Z-3 (Praia do Perequê), Guarujá, para pescadores e familiares

Domingo

Às 9h, festa na Colônia Z-1, Santos; e às 9h30, na Vila dos Pescadores, Cubatão.

Alunos premiados:

UME Judoca Ricardo Sampaio

Fotografia: 1º – Julia Villa Verde Cavalcante (6º ano); 2º – Paola Cristina Rodrigues de Alencar (7º); 3º Mateus dos Santos Rosa (6º)

Texto: 1º Rafael Almeida Barret (5º ano); 2º – Vitória Carla Pereira dos Santos (5º); 3º – Thalita Borges da Silva (5º).

Pintura/tela: 1º – Lucas dos Santos Amieiro (9º ano) e Guilherme Augusto dos Santos Sé (9º); 2º – Adriano da Conceição Araújo (9º); 3º João Paulo Martins V. Silva (9º)

Desenho: 1º – Lucas da Silva Bulcão (6ºano) e Yasmin Melo de Jesus (6º); 2º Luiz Henrique Soares das Merces (9º) e Ismael Aniceto de Arruda (9º); 3º Lucas Teodoro Gomes (9º)

UME Monte Cabrão

Desenho: 1º – David Mesquita Leite Santos (8º ano); 2º – Roseane Vicente Machado (9º); 3º Natália de Lima Gonçalves (9º)

http://www.diariodolitoral.com.br

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato