Últimas Notícias

A pesca de tabaranas na Serra da Canastra-MG

Jose Augusto, com uma tabarana pescada no rio Sao Francisco.Dentre as pescarias mais interessantes que podem ser feitas em nossa região, está a de tabaranas no rio São Francisco, em um de seus trechos mais belos: no entorno do Parque Nacional da Serra da Canastra, logicamente fora de seus limites, onde tal atividade é permitida.

A tabarana (Salminus hilarii) √© parente pr√≥ximo do dourado e briga tanto quanto este, podendo ser capturada da mesma maneira, com iscas artificiais e nas corredeiras. Tamb√©m √© conhecida como ‚Äėdourado branco‚Äô.

Neste que √© o primeiro trecho ‚Äėpesc√°vel‚Äô do S√£o Francisco, a busca pela tabarana se torna uma gostosa aventura, tendo como pano de fundo um dos cen√°rios mais bonitos do Brasil, o maci√ßo da Canastra. √Āguas l√≠mpidas que nascem l√° no alto do grande chapad√£o.

A pescaria é feita caminhando ora pelas margens ora pelo leito raso do rio, sempre arremessando as iscas artificiais em direção aos poços, passando pelas corredeiras, onde as astutas tabaranas espreitam suas presas.

As melhores iscas artificiais são as de meia-água com tamanho entre 6 e 8 centímetros, em cores claras. Para o arremesso, equipamentos leves, com carretilhas ou molinetes pequenos, linha 0,25 mm e vara na classe 12 ou 14 libras.

O ataque da tabarana é sempre voraz e o impacto do peixe contra a isca é seguido por saltos espetaculares. Ao sol, suas cores reluzem como prata sobre as águas, uma sensação sem igual para o pescador esportivo.

Para chegar a este trecho do rio São Francisco, é só seguir em direção a Piumhi pela rodovia MG-050 pegando após a MG-341 até Vargem Bonita. Daí em diante seguir para São José do Barreiro, distrito aos pés da Serra da Canastra.

L√°, h√° muitas pousadas com com guia especializado neste tipo de pescaria. Uma excelente op√ß√£o para aqueles que n√£o querem viajar longas dist√Ęncias e mesmo assim desfrutar das emo√ß√Ķes da pesca esportiva .

Por Edvalder Morais
http://www.clicfolha.com.br


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato