Park View permite tour virtual pelas Unidades de Conservação do Brasil – Portal Pesca Amadora Esportiva Park View permite tour virtual pelas Unidades de Conservação do Brasil | Park View permite tour virtual pelas Unidades de Conservação do Brasil – Portal Pesca Amadora Esportiva

Park View permite tour virtual pelas Unidades de Conservação do Brasil

foto-parkviewAs dunas dos Lençóis Maranhenses, o colorido das aves do Pantanal, as praias paradisíacas de Fernando de Noronha, os cânions de Aparados da Serra, as cataratas do Iguaçu… Já imaginou poder explorar essas e muitas outras atrações naturais das Unidades de Conservação (UCs) do Brasil, sem nem sair de casa?

Essa é a proposta do Park View, programa criado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Google, que convida as pessoas a realizar um tour virtual de 360º pelas florestas, trilhas, rios, cachoeiras e demais atrativos dos parques e reservas naturais do Brasil, pelo computador ou celular.

O programa foi lançado, oficialmente, na última quarta-feira (17), quando o Brasil comemora o Dia de Proteção às Florestas. Em Brasília, Roberto Vizentin, presidente do ICMBio, e Mariana Macário, representante do Google no Brasil, assinaram termo de reciprocidade e anunciaram que, na próxima semana, será definido o cronograma das coletas de fotos das regiões que participarão da iniciativa.

A princípio, 30 UCs serão fotografadas para o Park View, sendo que grande parte delas já é considerada Patrimônio Mundial Natural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). As demais Unidades de Conservação do país – são 313, no total – devem ser incluídas mais para frente no projeto.

As fotos serão captadas nos mesmo moldes das imagens do Google Street View, por meio de equipamentos eletrônicos adaptados a uma mochila, triciclo ou barco, proporcionando o acesso às áreas mais remotas das UCs, onde carros não conseguem chegar.

A ideia do Park View é aproximar a população das belezas naturais do país e, ainda, incentivar o turismo sustentável no Brasil. Segundo o ICMBio, as UCs abertas ao público atraem, em média, 5,5 milhões de visitantes por ano. Com o novo programa, espera-se que esse número aumente, já que a quantidade de internautas brasileiros ultrapassa os 70 milhões.

O ICMBio não divulgou a data em que o Park View poderá ser acessado pelo público.

http://viajeaqui.abril.com.br

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato