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Pescadores de Paranaguá reclamam que a dragagem do Canal da Galheta está causando prejuízos à pesca

Boca Da Draga Descendo Para Comecar DragarEm nota divulgada nesta sexta-feira (12), a Administra√ß√£o dos Portos de Paranagu√° e Antonina (Appa) afirma que desde 2009 os portos paranaenses trabalham no processo de obten√ß√£o da licen√ßa ambiental. ‚ÄúTodas as exig√™ncias e condicionantes exigidas pelos √≥rg√£os ambientais competentes foram e est√£o sendo cumpridas‚ÄĚ, diz a nota.

‚ÄúDurante a dragagem, a Appa monitorou a regi√£o e o que se observou at√© agora √© que n√£o houve diminui√ß√£o na quantidade de pescados, pelo contr√°rio, houve aumento. A quest√£o j√° foi levada √† Justi√ßa, que deu ganho de causa √† Appa‚ÄĚ, diz a nota. A autarquia promete que a partir de agoram vai realizar o monitoramento de pesca permanentemente, ‚Äúindependente da realiza√ß√£o de dragagens ou n√£o‚ÄĚ.

A Appa declara que ‚Äú√© a primeira interessada em garantir que a atividade portu√°ria n√£o interfira no sustento das fam√≠lias que dependem da pesca‚ÄĚ.

A superintend√™ncia dos portos paranaenses est√° aberta para dialogar com os pescadores e mostrar os resultados de todas as an√°lises e estudos que est√£o sendo feitos‚ÄĚ.

Começam obras de revitalização do Porto de Antonina

obras-barao-de-teffe-abril-2013Depois de 40 anos sem qualquer investimento na melhoria da infraestrutura, o terminal p√ļblico do Porto de Antonina est√° passando por reforma. O pr√©dio administrativo e a guarita de controle est√£o sendo revitalizados. Ao todo, a Administra√ß√£o dos Portos de Paranagu√° e Antonina (Appa) est√° investindo R$ 591 mil de recursos pr√≥prios para recuperar os pr√©dios.

Entre os principais projetos para o terminal p√ļblico Bar√£o de Teff√©, est√° a revitaliza√ß√£o e amplia√ß√£o do cais. Hoje, o cais tem cerca de 60 metros e os estudos que est√£o sendo realizados preveem triplicar o seu tamanho.

De acordo com o diretor do Porto de Antonina, Luis Carlos de Souza, j√° existem duas empresas interessadas em investir na infraestrutura de retro√°rea do cais p√ļblico de Antonina. ‚ÄúTemos um projeto em fase bastante adiantada para a instala√ß√£o de um estaleiro e outra empresa privada est√° vendo a viabilidade de construir quatro armaz√©ns para recebimento de a√ß√ļcar e fertilizantes‚ÄĚ, explica.

Enquanto a reforma avan√ßa e os projetos de investimentos est√£o em estudo, a administra√ß√£o do porto de Antonina trabalha para melhorar a situa√ß√£o imediata do terminal e da cidade. A medida que surtiu maior efeito nos √ļltimos tempos foi a triagem pr√©via dos caminh√Ķes que seguem para o terminal da Ponta do Felix.

Antes, como n√£o havia qualquer cadastramento, os caminh√Ķes se acumulavam em fila, atrapalhando a vida dos moradores. Agora, os caminh√Ķes passam por um cadastro antes de chegar ao terminal e n√£o precisam mais se enfileirar nas ruas.

Outra medida foi a contrata√ß√£o de uma empresa especialista em res√≠duos. Antes, os caminhoneiros limpavam as ca√ßambas dos caminh√Ķes nas ruas, juntando res√≠duos que causavam mau cheiro nas imedia√ß√Ķes do porto. Agora, a limpeza √© feita e recolhida em ca√ßambas pr√≥prias. Depois, os res√≠duos recebem destina√ß√£o correta.

Trabalho ‚Äď 80% da m√£o de obra contratada pela empreiteira que venceu a licita√ß√£o da obra de reforma foi contratada em Antonina. ‚ÄúNegociamos esta condi√ß√£o com os empreiteiros e fomos atendidos. Isso faz com que mais gente na cidade se ocupe, aumento a renda das fam√≠lias‚ÄĚ, afirma Souza.

Esta semana, a Techint ‚Äď empresa que tem Termo de Permiss√£o de Uso Tempor√°rio de uma √°rea de cem mil metros quadrados no Bar√£o de Teff√© para atender as demandas da ind√ļstria do pr√©-sal ‚Äď contratou 30 lixadores na cidade e deu in√≠cio a um curso para 30 pintores industriais, com possibilidade de contratar 25 deles.

Fotos: Appa

http://correiodolitoral.com


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