Pesquisa mostra que Alfenas possui maior nível de poluição em Furnas – Portal Pesca Amadora Esportiva Pesquisa mostra que Alfenas possui maior nível de poluição em Furnas | Pesquisa mostra que Alfenas possui maior nível de poluição em Furnas – Portal Pesca Amadora Esportiva

Pesquisa mostra que Alfenas possui maior nível de poluição em Furnas

Uma pesquisa realizada pela Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) mostra que Alfenas (MG) apresenta o maior índice de poluição do Lago de Furnas. O esgoto in natura jogado na represa é o maior causador dessa poluição. O levantamento foi feito entre os meses de maio e novembro do ano passado. Foram feitas coletas de água em 120 pontos do lago. A consequência disseo é que em determinadas épocas do ano, a água pode ficar imprópria para a criação de peixes.

O ambientalista Itamar Silva, que estuda a rede de esgoto de Alfenas há oito anos, afirma que a água dos cinco córregos da cidade recebem o esgoto que não é tratado. “O esgoto continua não sendo tratado e continua sendo lançando no Lago de Furnas e isso sem dúvida nenhuma é prejudicial e vem poluindo muito toda a região”, disse.

O que preocupa é que a água sem tratamento também é usada pelos animais. Para o ambientalista, a poluição do Lago de Furnas só vai diminuir depois que houve tratamento de esgoto. Conforme a Epamig, o próprio município é o responsável pela limpeza do esgoto. “Isso acarreta vários problemas e precisamos ter um controle maior dos municípios e dos produtores que estão nas áreas. É necessário que eles também acompanhem”, disse a pesquisadora Elizabeth Lomelino Cardoso.

Segundo o engenheiro responsável pela Companhia de Abastecimento de Minas Gerais (Copasa) em Alfenas, Leandro Borges, 96% do esgoto na cidade é tratado na estação de tratamento, que funciona desde 2010 na cidade. Ainda conforme o engenheiro, em apenas dois bairros da cidade, o Vila Teixeira e o Vista Alegre, o esgoto é lançado diretamente em córregos do município, apesar de existe rede de esgoto nos bairros.

Ainda segundo o engenheiro, em setembro será aberta uma licitação par as obras de expansão do tratamento de esgoto na cidade. A previsão é de que essas obras comecem no 1º semestre do ano que vem.

http://g1.globo.com

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato