Baleias-francas com redes de pesca enroscadas são monitoradas – Portal Pesca Amadora Esportiva Baleias-francas com redes de pesca enroscadas são monitoradas | Baleias-francas com redes de pesca enroscadas são monitoradas – Portal Pesca Amadora Esportiva

Baleias-francas com redes de pesca enroscadas são monitoradas

Baleias foram avistadas com pedaços de rede presos (Foto: Paulo Flores/CMA/ICMBio)Duas baleias-francas com redes de pesca enroscadas foram monitoradas no Litoral de Santa Catarina. O objetivo era acompanhar se havia alguma alteração no comportamento dos animais. Foram localizadas 38 baleias entre as praias de Ibiraquera e Porto, em Imbituba, sendo a maioria pares de mãe e filhote.

Foi constatada a presença de rede em dois adultos. De acordo com a APA da Baleia Franca, os animais apresentavam comportamento normal, aspecto corporal saudável, sem sinais de ferimentos externos, e não tinham seu deslocamento comprometido, não sendo necessário qualquer procedimento para retirada das mesmas.

A operação foi feita pelo Grupamento de Policiamento Ostensivo Marítimo da Polícia Militar Ambiental de Laguna, especialistas do Curso de Engenharia de Pesca da UDESC, do Projeto Baleia Franca/Brasil (PBF) e do Centro de Mamíferos Aquáticos e APA da Baleia Franca, ambos do ICMBio.

A Chefe da APA da Baleia Franca, Maria Elizabeth Carvalho da Rocha ressalta que “em casos de enredamento é ainda mais importante que as pessoas respeitem a legislação e não se aproximem dos animais para evitar molestamento e um gasto energético adicional. A população pode auxiliar enviando fotos dos registros, possibilitando a identificação da espécie e documentação do caso, para que possa ser avaliado, desde que respeitadas as distâncias”.

Por constatações em anos anteriores na região da APA, as redes acabam se desprendendo dos animais. Além disso, o procedimento para retirada é extremamente arriscado, só devendo ser realizado após analise do estado físico dos animais e do grau de enredamento, por pessoal treinado e devidamente equipado. Está em andamento a formação de um grupo especializado para este tipo de atendimento.

http://g1.globo.com

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato