Empresário pesca pirarucu em Cutias, no Amapá – Portal Pesca Amadora Esportiva Empresário pesca pirarucu em Cutias, no Amapá | Empresário pesca pirarucu em Cutias, no Amapá – Portal Pesca Amadora Esportiva

Empresário pesca pirarucu em Cutias, no Amapá

pesca predatoria de pirarucuO empresário Josielson Pinheiro, de 32 anos, diz que se surpreendeu ao pescar, no último dia 1º de setembro, um pirarucu que segundo ele mediu 1,7 metro, pesando 40 quilos. A espécie foi pescada no Rio Araguari, na comunidade de Jararaca, em Cutias, município distante 135 quilômetros de Macapá. Ele contou que nunca havia apanhado um peixe tão grande e que já estava à procura do ‘peixão’ há muito tempo.

Josielson costuma realizar pesca esportiva na região com os amigos, e capturou o pirarucu com uma rede. “Por volta de 18h daquele dia, junto com meu amigo Josenil Ferreira, colocamos a rede, que é específica para peixes grandes. As 23h retornamos para retirar e sentimos que estava muito pesada, mas conseguimos puxar o pirarucu para dentro da canoa”, detalha Pinheiro.

Após a pesca, o peixe foi dividido entre os amigos, que saborearam a iguaria, considerada o “Bacalhau da Amazônia”, pelo sabor e pela consistência da carne.

O pirarucu (Arapaima gigas) é um peixe de água doce, típico da região amazônica. Pode atingir até 3 metros de comprimento e pesar 250 quilos. O defeso da espécie no Amapá ocorre de dezembro a maio, segundo o Ministério da Pesca e Aquicultura.

Nota: O site pesca amadora só reproduz a matéria e mantém imparcialidade pos o motivo é divulgar assuntos ligados a pesca e meio ambiente. (Em relação ao tamanho do espécime, considerando o tamanho do “pescador”, a captura foi bem abaixo do relatado.

http://g1.globo.com

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato