Últimas Notícias

Ibama apreende espécie de tubarão em extinção no Arquipélago de Alcatrazes

Ibama, Icmbio e Marinha do Brasil, em cumprimento a um plano de fiscalização conjunta, abordaram embarcação no Arquipélago de Alcatrazes, litoral norte paulista e após a checagem de documentação, detectou-se a estocagem irregular de camarão rosa, polvo e cação anjo no porão.

A embarca√ß√£o n√£o estava autorizada para a captura dessas esp√©cies de pescado e n√£o estava habilitada para a navega√ß√£o em mar aberto segundo normas da Autoridade Mar√≠tima, no entanto, independente de mau tempo, o ponto de abordagem estava a mais de 20 milhas n√°uticas da costa, nos limites da navega√ß√£o costeira com a oce√Ęnica.

Das tr√™s esp√©cies de ca√ß√£o anjo que ocorrem na regi√£o Sudeste, duas est√£o em extin√ß√£o e tem sua captura proibida. Assim, com o apoio do Centro de Pesquisa e Gest√£o de Recursos Pesqueiros do Litoral Sul e Sudeste ‚Äď Cepsul/Icmbio, foram confirmadas as observa√ß√Ķes da equipe de fiscaliza√ß√£o, que se tratava da esp√©cie Squatina guggenheim (ca√ß√£o anjo espinhoso), e de acordo com a legisla√ß√£o, jamais poderia ter sido embarcada, descaracterizada e preparada para consumo.

Além da multa em torno de R$ 3 mil reais, por exercício da pesca em desacordo com a autorização obtida junto ao Ministério da Pesca e Aquicultura, o pescador também será autuado pela captura de espécie constante de lista oficial de fauna brasileira ameaçada de extinção. Considerando que a infração foi praticada com finalidade de obter vantagem pecuniária a multa atingirá o valor de R$ 90 mil reais.

O pescado apreendido foi doado para o Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo, Cebimar/USP, que desenvolve o Projeto Garoupa e necessita de pescados para alimentação de espécimes criados em cativeiro.

A apreens√£o do ca√ß√£o anjo espinhoso, uma esp√©cie de tubar√£o em extin√ß√£o, comprova a rica biodiversidade marinha do Arquip√©lago de Alcatrazes e refor√ßa a necessidade de fiscaliza√ß√Ķes conjuntas no litoral norte paulista.

http://www.ibama.gov.br


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato