Últimas Notícias

Acidente com produto químico no Porto de Santos (SP) mobiliza equipe do Ibama

Agentes tentam conter vazamento em navio no porto de SantosO N√ļcleo de Preven√ß√£o e Atendimento √†s Emerg√™ncias Ambientais ‚Äď Nupaem do Ibama S√£o Paulo foi acionado para atender um acidente com produto qu√≠mico no Porto de Santos no √ļltimo dia 11 de outubro. A embarca√ß√£o ‚ÄúCapitan San Nicolas‚ÄĚ que transportava carga da China para a Argentina, com escala no Brasil, apresentou vazamento em um dos cont√™ineres que carregava o agente biocida, n¬ļ ONU 3265, classe de risco 8, utilizado em perfura√ß√Ķes de po√ßos de petr√≥leo.

Trata-se de líquido corrosivo, altamente tóxico, e que pode ser fatal se inalado ou absorvido pela pele, apesar de combustível, não se inflama facilmente. O produto estava gotejando, constantemente, do contêiner no convés do navio apresentando risco de segurança da embarcação.

De acordo com a Marinha do Brasil que se reuniu, no navio, com o analistas ambientais do Nupaem/Ibama/SP, representante da autoridade portu√°ria, representantes da carga e do navio, ficou decidido pela autoridade mar√≠tima que o navio estava proibido de deixar o Porto de Santos at√© a retirada da carga vazando, pois s√≥ poderia seguir viagem quando tivesse em condi√ß√Ķes seguras.

A operação finalizou às 00:00h de sábado, resultando na retirada do container que foi acondicionado em carreta de contenção para emergências químicas, e aguardará liberação da Receita Federal para a abertura e transbordo da carga, quando será possível liquidar o vazamento. Após isto, a carga seguirá até a Argentina, inicialmente o país de destino final.

Ascom/Ibama/SP
Fotos: Nupaem/Ibama/SP

http://ibama.gov.br


Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato