Aparecimento de peixes gigantes pode ser sinal de terremoto – Portal Pesca Amadora Esportiva Aparecimento de peixes gigantes pode ser sinal de terremoto | Aparecimento de peixes gigantes pode ser sinal de terremoto – Portal Pesca Amadora Esportiva

Aparecimento de peixes gigantes pode ser sinal de terremoto

peixe remo fotografado em águas profundasUma lenda japonesa diz que quando um peixe-remo aparece morto na costa, um terremoto está próximo. Uma investigadora norte-americana procurou a verdade da lenda e descobriu que o aviso pode ser verdadeiro.

A descoberta de um peixe-remo de 4,27 metros e outro de 5,4 em uma praia perto de Oceanside na Califórnia EUA, pode estar ligado a um eventual terremoto próximo disse Rachel Grant, da Universidade de Cambridge conforme publicou o portal Independent.

A teoria é utilizada como justificativa para os aparecimentos dos dois peixes, foi confirmado que as mortes não se devem a doença ou ataque.

“É teoricamente possível porque quando um terremoto ocorre pode acontecer um aumento de pressão nas pedras, o que pode levar a descargas eletrostáticas que geram íons carregados que são lançados na água”, disse Grant ao jornal.

Essa ocorrência pode levar à formação de peróxido de hidrogênio, que é um composto tóxico. Os íons carregados podem também oxidar matéria orgânica o que pode matar os peixes ou forçá-los a deixar as profundezas do oceano para subir à superfície, continuou.

Não existem ainda provas de uma ligação entre os aparecimentos e um terremoto, mas a investigadora promete tentar decifrar este possível vínculo, através de uma análise de dados recolhidos de vários surgimentos destes peixes antes de um evento sísmico.

Nós sabemos que não há um terremoto sempre que um peixe-remo aparece, mas vamos ver se existe uma probabilidade mais concreta, garantiu a investigadora.

Pode ser devido a atividade sísmica ou outros fatores não relacionados com terremotos, tal como infrassons causados por atividades submersas, como submarinos militares ou poluição do mar.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato