Cemig realiza soltura de 60 mil peixes em Três Marias e Piumhi – Portal Pesca Amadora Esportiva Cemig realiza soltura de 60 mil peixes em Três Marias e Piumhi | Cemig realiza soltura de 60 mil peixes em Três Marias e Piumhi – Portal Pesca Amadora Esportiva

Cemig realiza soltura de 60 mil peixes em Três Marias e Piumhi

wallace segurando curimatas para soltura
Foto: Wallace Santana – Caminhos da Pesca

A Cemig, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), irá realizar neste mês de outubro, o peixamento (soltura de alevinos) de 60 mil peixes de duas espécies diferentes.

Em uma região do São Francisco conhecida como Ponte do São Leão, houve a soltura de 10.ooo (Dez Mil) Curimatãs Pacu em idade juvenil. Todo o processo de soltura foi acompanhado por representantes da Prefeitura Municipal de Puimhi, Corpo de Bombeiros, SAAE Saneamento Básico, Policia Ambiental, Pescadores Esportivos e Alunos das escolas do Município.

Na Represa de Três Marias, a soltura será entre os dias 21 e 25 de outubro. Em cada um deles, haverá soltura de 25 mil peixes das espécies Matrinxã e Curimatã Pacu.

alunos soltando curimatas no rio são francisco em Piumhi-MG
Foto: Wallace Santana – Caminhos da Pesca

Os peixamentos fazem parte das ações do programa Peixe Vivo, uma iniciativa da Cemig que visa à expansão e conservação da fauna de peixes nas bacias hidrográficas onde estão instaladas usinas da empresa. O objetivo é favorecer as comunidades que utilizam os recursos hídricos como fator de desenvolvimento.

Entre novembro de 2011 e outubro de 2012, mais de 811 mil alevinos foram soltos nos rios de minas, em 143 peixamentos que contaram com a participação de cerca de 6.000 pessoas em 56 municípios.

Peixe Vivo
Criado pela Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig em 2007, o programa Peixe Vivo tem desenvolvido soluções e tecnologias de manejo para a preservação das espécies nativas de peixes, beneficiando as comunidades do entorno das bacias hidrográficas onde a empresa atua.

O Peixe Vivo divide sua atuação em três frentes: os programas de conservação da ictiofauna e bacias hidrográficas, a produção de conhecimento científico para subsidiar esses programas e a promoção do envolvimento da comunidade nas atividades previstas.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato