Ibama apreende 44 kg de lagostas de pesca irregular – Portal Pesca Amadora Esportiva Ibama apreende 44 kg de lagostas de pesca irregular | Ibama apreende 44 kg de lagostas de pesca irregular – Portal Pesca Amadora Esportiva

Ibama apreende 44 kg de lagostas de pesca irregular

lagosta apreendida pelo ibamaAs lagostas que seriam comercializadas na feira do Alecrim, em Natal, estavam abaixo do tamanho mínimo permitido, que é de 13 cm de cauda para a espécie vermelha (Panulirus argus) e 11 cm de cauda para a espécie cabo-verde (Panulirus laevicauda).

O responsável pelo transporte do pescado, Eduardo do Nascimento, foi multado em R$ 5,7 mil e teve o carro, um Fiat Uno Mille, apreendido. Deverá responder na Justiça por crime ambiental e, se condenado,pode pegar até três anos de detenção. Só poderá reaver o carro por decisão judicial.

Os agentes do Ibama vinham monitorado o homem há semanas, após saber que ele recebia lagostas pescadas irregularmente e abaixo do tamanho mínimo provenientes da praia de Muriú, município de Ceará Mirim. O pescado ilegal possibilitava a revenda nas bancas da feira por preço abaixo do praticado no mercado.

Coordenador de operações de fiscalização do Ibama, Marcelo de Lira alerta: – “Desconfiem dos preços muito baixos para lagostas, pois é um indício de que foram pescadas ilegalmente”.

Lembra que as lagostas pequenas devem ser protegidas, para que os estoques naturais sejam recompostos. Informa que a venda de lagostas em partes ou filetadas também é proibida. A cauda deve estar intacta.

Para denúncias: 0800-61-8080.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato