Últimas Notícias

Prefeito promove debate para preservar fauna pesqueira e resgatar turismo no interior de SP

deputado carlos pignatari em santa fe do sulO prefeito da Est√Ęncia Tur√≠stica de Santa F√© do Sul, Armando Rossafa, est√° preocupado com a preserva√ß√£o da fauna pesqueira na regi√£o Noroeste Paulista.

Nesta sexta-feira (dia 27), Rossafa realizou reunião com técnicos e especialistas, em Santa Fé do Sul, para iniciar um projeto de preservação, que visa resgatar o turismo na região. Trata-se do Movimento Peixe Legal do Noroeste Paulista. O projeto tem total apoio do deputado estadual Carlão Pignatari.

De acordo com o prefeito, que contratou uma especialista, Marilza Fernandes, para coordenar o projeto, o n√ļmero de turistas caiu acentuadamente nos √ļltimos anos. Segundo ele, est√° se pescando cada vez menos peixes e quando os pescadores conseguem captur√°-los, acabam cometendo atrocidades, pois levam al√©m do permitido, depredando o meio ambiente. Para citar como exemplo, dias atr√°s, a Pol√≠cia Ambiental apreendeu uma equipe de pescadores de S√£o Paulo, que veio passar uns dias na regi√£o, que estava levando mais de 100 quilos de tucunar√©s.

A ideia do movimento lan√ßado pelo prefeito Armando Rossafa √© de que haja uma total preserva√ß√£o e conserva√ß√£o das Bacias dos rios S√£o Jos√© do Dourados e Turvo/Grande, congregando cidades desde Ic√©m at√© Castilho, envolvendo todos os munic√≠pios ribeirinhos. √Č nesses rios que os peixes est√£o buscando alternativas, como uma v√°lvula de escape, para se reproduzirem.

De acordo com Marilza Fernandes, os peixes nativos, como corimbatá, piau, piapara, dourado e pacu, estão em extinção, porque já não conseguem se reproduzir nas águas represadas por causa das hidrelétricas.

‚ÄúOs peixes esportivos, como tucunar√©, porquinho e corvina, √© que se transformaram como os naturais hoje. E os pescadores est√£o retirando em grandes quantidades, que n√£o est√° havendo tempo h√°bil para a reprodu√ß√£o. Portanto, ser√° necess√°rio adotar uma nova postura, de se ter mais per√≠odos de defeso (piracema), proibindo-se totalmente a pesca tamb√©m desses peixes‚ÄĚ, prop√īs.

De acordo com Marilza, outra preocupa√ß√£o √© com a not√≠cia de que o munic√≠pio de Aparecida do Taboado ‚Äď MS estaria propenso a lan√ßar esgotos in natura no rio Parana√≠ba, onde come√ßa o rio Paran√° com a jun√ß√£o do rio Grande. ‚ÄúIsto √© muito preocupante e teremos que envolver os governadores dos dois Estados para evitar esse desastre ambiental‚ÄĚ, disse Marilza.

A coordenadora do movimento destacou que é preciso envolver todos os municípios para que haja um equilíbrio ambiental, combate à pesca predatória e se tenha uma convivência harmoniosa com o pescador profissional. Uma próxima reunião será realizada em outubro, com todos os prefeitos da região. O deputado Carlão foi representado, na reunião desta sexta-feira, pelo assessor parlamentar Valter Benedito Pereira.

Opinando sobre o assunto, o deputado Carl√£o Pignatari ressaltou que a pesca amadora representa uma atividade onde o praticante n√£o depende dela para sobreviver, portanto, ‚Äúele precisa estar ciente de que n√£o pode levar um monte de peixe para casa. Precisa sim aproveitar essas oportunidades para relaxar e praticar a pesca esportiva, levando apenas alguns exemplares, para que haja peixes para todo mundo. Assim, muitas pessoas ser√£o atra√≠das para a nossa regi√£o, conhecida como Grandes Lagos, proporcionando a gera√ß√£o de emprego e renda atrav√©s do turismo‚ÄĚ.

Para Carl√£o, ‚Äúo pescador amador deve respeitar o limite de captura e transporte determinados pela legisla√ß√£o em vigor, que corresponde a 10 quilos mais um exemplar. A situa√ß√£o √© muito s√©ria e temos que nos envolver de uma maneira a salvar nossos rios e ter sempre peixes para os pescadores profissionais e tamb√©m para os amadores, alimentando o turismo e girando nossa economia‚ÄĚ, finalizou o deputado.

http://www.regiaonoroeste.com


Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato