Últimas Notícias

Animal encontrado morto em Macaé, RJ, era um boto-cinza

Golfinho apareceu vivo mas morreu na Praia da Barra, em Maca√© (Foto: Fl√°vio Sardou / Divulga√ß√£o)O animal encontrado por populares morto na areia da Praia da Barra em Maca√©, interior do estado do Rio, na manh√£ da √ļltima ter√ßa-feira (29), inicialmente confundido com um golfinho toninha era na verdade um boto-cinza. “O mam√≠fero tinha cortes, provavelmente feitos por redes de pesca e uma perfura√ß√£o feita por arp√£o.”

A confirmação foi do analista ambiental da Prefeitura de Macaé, Marcus Muros. Após análise das características morfológicas utilizadas na identificação do animal, pode-se destacar que ele apresentava nadadeira dorsal em formato triangular, localizada próximo ao centro do dorso. A coloração varia do cinza escuro no dorso ao cinza claro e no ventre varia do branco ao rosado, características do boto-cinza e não da toninha.

O boto-cinza, também conhecido como tucuxi, pirajaguara e boto-preto, é um animal da família dos delfinídeos. Tem o hábito de viver em grupo e é muito sociável. Como todos os cetáceos, tem de respirar ar periodicamente, podendo, porém, permanecer submerso por longos períodos. Geralmente, seus dentes são todos iguais, existindo apenas uma dentição. A maioria dos botos-cinzas se alimenta de peixes e lulas e, ocasionalmente, de crustáceos.

Os botos-cinzas atingem velocidade de at√© sessenta quil√īmetros por hora, saltando at√© cinco metros acima da √°gua. Eles podem viver at√© oitenta anos. Utilizam a t√©cnica de pesca em grupo, o que facilita o cerco dos peixes.

Sua principal amea√ßa s√£o as redes de pesca, onde, por acidente, acabam ficando presos e morrendo afogados. De acordo com informa√ß√Ķes do comandante da Guarda Ambiental, Madson Nazareno, os guardas foram acionados por meio de um telefonema an√īnimo. ‚ÄúO que verificamos foi que o animal tinha presen√ßa de cortes, provavelmente feitos por rede, e um dos √≥rg√£os arpoado, ou seja, atingido por um arp√£o. O que caracteriza pesca predat√≥ria‚ÄĚ, explicou. Desde 1986, s√£o proibidas a pesca, ca√ßa, persegui√ß√£o ou captura de cet√°ceos nas √°guas brasileiras.

http://g1.globo.com


Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato