Comissão de Constituição e Justiça aprova projeto que restringe pesca no MS – Portal Pesca Amadora Esportiva Comissão de Constituição e Justiça aprova projeto que restringe pesca no MS | Comissão de Constituição e Justiça aprova projeto que restringe pesca no MS – Portal Pesca Amadora Esportiva

Comissão de Constituição e Justiça aprova projeto que restringe pesca no MS

assembleia legislativa do msA Comissão de Constituição, Justiça e Redação aprovou nessa terça-feira (12) o Projeto de Lei 194/13, do deputado Jerson Domingos (PMDB), que proíbe a utilização de embarcações para pesca amadora ou profissional nas cabeceiras de rios em Mato Grosso do Sul.

Caso o projeto seja aprovado, passará a ser proibida a pesca na Bacia do Rio Taquari, acima da Ponte Velha no Município de Coxim, nos trechos dos Rios Taquari, Coxim e Jauru, inclusive em seus afluentes (rios, riachos e córregos).

Outras áreas onde a pesca estará proibida são: Bacia do Rio Aquidauana, acima da Ponte Velha que liga os Municípios de Aquidauana e Anastácio, no Município de Aquidauana e em seus tributários e afluentes (rios, riachos e córregos); e no Rio Negro, em toda sua extensão e afluentes.

A pesca também estará vetada na Bacia do Rio Miranda, acima da Ponte Velha no Município de Miranda, que dá acesso ao Município de Bodoquena: no Rio Miranda e em seus Tributários e afluentes (rios, riachos e córregos).

Ainda de acordo com a proposta, nos afluentes do Rio Paraguai, localizados em Mato Grosso do Sul, ficará proibida, no mês que antecede o início da Piracema (época de reprodução dos peixes), a circulação de embarcações equipadas com motor a óleo diesel, para apoio ou pesca profissional.

Jerson Domingos justifica não ser apenas no período de Piracema que ocorre a formação de cardume. Segundo ele, após desovarem, os peixes descem ainda em cardume pelas cabeceiras e alguns pescadores têm se aproveitado desse fenômeno, pescando embarcados e se utilizando de petrechos proibidos, e têm retirado toneladas de peixes nessas áreas.

“Sendo as cabeceiras dos rios locais que possuem menor quantidade de água, o que facilita a localização e captura dos cardumes, a legislação precisa proibir a pesca embarcada, para que realmente haja a proteção dos estoques pesqueiros no Estado”, declarou.

http://www.acritica.net

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato