Ibama apreende 1,2 tonelada de peixe em Marabá, PA – Portal Pesca Amadora Esportiva Ibama apreende 1,2 tonelada de peixe em Marabá, PA | Ibama apreende 1,2 tonelada de peixe em Marabá, PA – Portal Pesca Amadora Esportiva

Ibama apreende 1,2 tonelada de peixe em Marabá, PA

Peixes apreendidos foram doados para instituições e comunidades carentes. (Foto: Divulgação/Ibama)O Ibama divulgou nesta sexta-feira (22) o resultado da operação Rios Federais, de combate à pesca durante o período de defeso no Rio Tocantis, em Marabá, no sudeste do estado. Foram 25 pessoas autuadas e multadas administrativamente, com total de R$ 150 mil em multas, e apreendidos 1,2 tonelada de peixe, que foram distribuídos para instituições e comunidades carentes.

Além disso, foram apreendidos animais e materiais de pesca, como dois papagaios, um jabuti, quatro tatus e uma paca; 184 malhadeiras/redes totalizando 20 mil metros de redes, cinco tarrafas, quatro caceias, nove barcos rabeta e seus motores, seis voadeiras e seis motores de popa.

“Importante ressaltar que o principal objetivo da Operação Rios Federais é permitir o deslocamento dos cardumes de peixes durante suas longas jornadas a fim de se reproduzirem. Esse objetivo alcançado foi o mais importante para a ação”, disse Leonardo Tomaz, analista ambiental do Ibama.

A operação foi realizada durante 12 dias e contou com a participação de quatro agentes do Ibama, seis policiais militares e outras três pessoas para apoio.

Defeso
O período de defeso do Rio Tocantins e seus afluentes ocorre no período de 1º de novembro de 2013 a 28 de fevereiro de 2014. “Estão proibidas a pesca com a utilização de redes, tarrafas, espinhel, armadilhas, aparelhos de respiração artificial entre outras técnicas, só se permite a pesca com vara de pescador registrado, sendo o limite máximo de cinco quilos para consumo imediato, vedando o transporte”, explica Leonardo.

São protegidos durante o defeso as seguintes espécies: tucunaré, caranha, mapará, piau, pirarara, matrinxã, jaú, curimatã, dourada, filhote, pirarucu e surubim. O defeso tem como objetivo principal proteger o ciclo reprodutivo das espécies do Rio Tocantins e afluentes.

http://g1.globo.com

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato